A morte do quadrinista, escritor e produtor Stan Lee deixou um vazio no mundo das HQs e no coração de fãs e celebridades, que prestaram homenagens ao criador de personagens como Homem-Aranha, Hulk e Thor.

Desde segunda-feira, dia em que Lee faleceu, aos 95 anos, centenas de fãs depositaram flores, velas e bilhetes, com mensagens de agradecimento ao quadrinista, em sua estrela da Calçada da Fama.

Segundo o Comic Book Movie, fãs também farão uma vigília com velas. O evento ocorre nesta quarta (14), em frente a um hotel em Long Island, ilha de Nova York, onde Lee morou durante grande parte de sua vida. Tudo foi organizado por John C. Tsunis, dono do estabelecimento, e pelo presidente de um fã-clube de Stan Lee, Charlie Ziegler.

Um dos artistas influenciados por Lee, George R.R. Martin, autor de “Crônicas de Gelo e Fogo” – que ganharam as telas com o seriado “Game of Thrones” –, disse o quanto a morte do ídolo foi “devastadora” para ele: “Eu era uma criança fã da Marvel, cresci lendo ‘Homem-Aranha’, ‘Vingadores’... As HQs modernas fazem parte de seu legado”.

Vários atores que desempenharam papéis de heróis criados por Lee no cinema também manifestaram a importância do quadrinista em suas vidas. “Perdemos um gênio criativo. Estou orgulhoso de ter recebido uma pequena parte de seu legado. E por ter ajudado a dar vida a um de seus personagens”, afirmou Hugh Jackman, que viveu Wolverine em várias obras.

Chris Evans, o atual dono do papel de Capitão América, também dedicou algumas palavras ao escritor. “Nunca haverá outro Stan Lee. Deixará uma marca indelével em muitas vidas”, comentou.

O cantor e multi-instrumentista Paul McCartney revelou que Lee pensava em criar um super-herói do mundo da música. “Ele estava sugerindo um personagem que usaria um baixo Hofner como arma, o que me agradou muito. Stan Lee fará uma enorme falta”, relatou.

 

“Achei que ele viveria para sempre”, diz Kevin Feige

O presidente dos estúdios Marvel, Kevin Feige, ressaltou a importância de Stan Lee para o mundo das artes e suas conversas com ele. “Stan Lee é uma lenda mitológica que tinha mais energia do que eu desde o primeiro dia que o encontrei. Achei que ele viveria para sempre”, disse Feige em entrevista ao THR.

Ele também relembrou a primeira ligação que recebeu de Lee, em 2000. “A luz no meu telefone estava piscando, e eu ouvi a mensagem na caixa-postal: ‘Fearless Feige (destemido Feige). Aqui é Stan Lee!’ Só pensei: ‘Acho que Stan Lee me deu um apelido. Foi incrível’”, contou.

E Stan Lee ainda poderá aparecer, de forma póstuma, em futuros filmes da Marvel. “Não vou dizer em qual especificamente, mas Stan sempre apreciou uma boa surpresa”, ressaltou Feige.

 

Mônica em luto

Pai da Turma da Mônica, Mauricio de Souza prestou uma homenagem a Stan Lee. Em imagem divulgada nas redes sociais – e que você confere ao lado –, Cascão, em um traje de Homem- Aranha e ao lado de Mônica (de Thor), Cebolinha (de Capitão América) e Jotalhão, lamenta a morte do quadrinista americano: “Stan Lee nunca mais?” (com os dizeres em inglês). Abaixo da imagem, a inscrição “Não, Cascão, mas Stan Lee estará sempre em cada herói que criou. Excelsior!”.