São Paulo. Estreante em novelas, o ator Iran Gomes, 36, vem colhendo em “A Terra Prometida” (Record) os frutos que plantou em boa parte de sua vida. “Você não tem ideia da quantidade de ‘não’ que já recebi. Mas continuei batalhando, pois sabia que um dia, fosse com 40 ou 50 anos, tudo o que eu plantei eu colheria. E Zuma é meu maior presente”, afirma.
O artista, que teve participação no programa global “Big Brother Brasil”, em 2006, vem se destacando na trama bíblica como o gladiador Zuma, que presta serviços ao rei de Jericó, Marek (Igor Rickli), e para a rainha Kalesi (Juliana Silveira). E, de acordo com o ator, ele deve ganhar mais destaque em breve. “Era para ele apenas lutar. Mas a direção foi vendo que esse personagem poderia ter outras vertentes, e ele foi ganhando força. Com isso, eu também acabo ascendendo na trama”, diz.
Como seu personagem na TV, Gomes sonha em crescer na profissão e ganhar mais espaço. “Meu contrato com a Record é para essa novela apenas, mas nada impede que eu participe de outras tramas do canal. Sou ator, cantor e compositor”, gaba-se. Até então, havia feito aparições em filmes, como “O Candidato Honesto”, em peças teatrais e em campanhas publicitárias.
“Tenho certeza de que até o meio da novela Zuma terá cada vez mais importância. Pelo ritmo das gravações e pelo andar da trama, ele será fundamental para a história. Ele é um cara culto, que ainda tem muito a revelar. É uma espécie de barragem a ponto de explodir”, descreve.
Para encarnar o gladiador Zuma, Gomes diz que teve de se submeter a diversos tipos de trabalho. Dentre eles, aprender luta, usar arco e flecha e também praticar esgrima. “Essa preparação envolveu muito suor e muita dor também, já que literalmente eu dei meu sangue pelo personagem”, afirma. “Nas aulas, era comum bater a espada no dedo, na perna, levar socos nas costelas, se machucar mesmo”, relembra.