Show

Letícia Sabatella solta a voz no cabaré com sua Caravana Tonteria em BH

Atriz convida o público a entrar numa viagem musical em duas apresentações no Sesc Palladium

Por Etienne Jacintho
Publicado em 05 de dezembro de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

Letícia Sabatella guia o público por uma viagem sonora com sua Caravana Tonteria, que se apresenta hoje e amanhã, no Sesc Palladium. “A caravana começou da vontade de apresentar um trabalho musical, com pegada autoral de interpretação, fazendo uma leitura pessoal de músicas interessantes”, conta Letícia. “Passamos a formatar algo que fosse acessível e sofisticado para conversar com um público maior, porém exigente”, completa.

O show tem uma estrutura de cabaré, com a voz de Letícia e do também ator Fernando Alves Pinto, que toca trompete e serrote. O pianista Paulo Braga e o baixista Zéli Silva completam o quarteto, levando ao palco um espetáculo musical que proporciona ao público uma experiência diferente. 

“O atuar me ajuda muito no cantar. Assim, me permito personagens que são capazes de ocupar a cena dessa maneira, entre aspas, egocêntrica de estar no centro do palco”, explica a atriz e cantora. “Mas, aos poucos, vou me soltando, e essa delimitação fica mais sutil. No entanto, sempre é uma interpretação, como se eu fosse um instrumento e esse sopro passasse, e a interpretação surgisse a partir das músicas”, reflete a artista. 

Letícia conta que o nome do quarteto surgiu do primeiro tango que ela escreveu – “não sei porque foi um tango” – e foi gravado por um grupo argentino. “‘Tonteria’ quer dizer essa trapalhada, e isso me dá coragem de me arriscar”, comenta ela, que compôs cerca de 60% do repertório do show que traz a Belo Horizonte, sua cidade-natal.

Os outros 40% são interpretações de músicas de compositores como Tom Jobim e performances de canções famosas nas vozes de artistas como Edith Piaf. 

“O repertório tem surgido espontaneamente. Ele partiu de músicas minhas e também de parcerias com artistas”, afirma. “Tem jazz, MPB, alguns clássicos mundiais. Buscamos algo que fosse uma viagem sonora por diversos lugares. Algo que transita, que passa de um lugar para o outro, de um caminhar, como uma caravana mesmo. Vai do jazz ao samba, com uma MPB mais interpretada, flamenco, folk e sons do leste europeu”, diz.

‘Popstar’

Letícia está numa fase bem musical. Além de viajar com sua Caravana Tonteria, a artista também fará um trabalho com música na próxima novela das seis da Globo, “Nos Tempos do Imperador”, na qual atuará ao lado de Selton Mello. Letícia foi, ainda, a eliminada desta semana em “Popstar”, a competição da Globo que reúne personalidades. “Muitos acasos interferem na apresentação.

Tudo é delicado, e eu não estava com meu repertório da zona de conforto”, justifica ela. “Mas foi uma experiência muito boa – aquela máxima da Pollyana –, de verdade. Tudo foi bom”, diz a atriz que, a princípio, ficou receosa de aceitar o convite para a atração da emissora carioca. 

“Estava num momento difícil, com muitos trabalhos terminando, quando surgiu o convite para o ‘Popstar’. Caso eu não estivesse nessa situação, pensaria muito antes de aceitá-lo, por conta do formato, apesar de achar que o programa tem sua beleza. Porém, sabia que estar ali, numa competição, me deixaria mais tensa, como de fato se mostrou. Ao mesmo tempo, fui bem seduzida por pessoas lindas e por um espaço muito bem cuidado, pois há muita arte no meio daquele programa de entretenimento”, afirma a atriz, que chama o público para vê-la soltar a voz num terreno mais seguro.

“Convido as pessoas a me verem num lugar onde estou mais em mim, mais em casa. Me apresentar em BH é voltar para o berço, é algo vital”, finaliza. 

Agenda: Caravana Tonteria. Quinta (5) e sexta (6), às 21h, no Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, centro). Ingresso: R$ 50 e R$ 25 (meia-entrada).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!