Sem medo de ser colocada à sombra de seu irmão famoso, Renato Russo, mas também sem escamotear a influência dele, Carmem Manfredini debuta no mercado fonográfico com disco próprio: "O Fim da Infância". Na verdade, trata-se da estreia dela como vocalista da banda Tantra, que já tinha dois discos gravados com o guitarrista Fred Nascimento ao microfone. Carmem conta que seu encontro com o grupo se deu através de um projeto do pesquisador Marcelo Fróes, de tributo ao "Álbum Branco", dos Beatles.
"Ele estava convidando artistas para interpretar as faixas e me chamou para participar. Escolhi fazer a Rocky Raccoon, mas não tinha quem me acompanhasse. Ele sugeriu o Fred Nascimento, que eu já conhecia e achei ótimo. Seria num formato voz, gaita e violão, mas quando os outros integrantes da banda ouviram o que estávamos fazendo, quiseram participar também", diz, acrescentando que, com o bom resultado, o convite para que assumisse o posto de vocalista veio na sequência.
Das 11 faixas do disco, nove são assinadas pela própria banda. As outras duas são "Virgem", de Marina Lima, e a versão de "Rocky Raccoon". Carmem diz que se encaixou bem na proposta musical do Tantra, já que o gosto por pop-rock, folk, blues e, claro, Beatles, é compartilhado por ela e pelo grupo.
A cantora considera que seu ingresso na banda provocou algumas sutis mudanças em relação à sonoridade presente dois álbuns anteriores do Tantra. "Acho que ficou um pouco mais lírico. Isso até tem a ver com o fato de o Gian Fabra (baixista da banda) ter umas letras bem sentimentais. Me identifiquei com elas, achei tão a minha cara que me pareceu que foram feitas para eu cantar. Quando cheguei para ser a vocalista, eles já tinham algumas músicas prontas e tudo caiu como uma luva", diz.
Sobre o fato de ser irmão de um ícone do pop-rock nacional e o peso que isso pode representar, ela diz não acreditar que vá haver qualquer tipo de cobrança pelo simples fato do parentesco. "Eu construí um caminho próprio na música, fiz participações em discos de outros artistas e integrei um grupo vocal, o Spirituals de Porco. Sempre cantei um repertório muito eclético, de Trio Irakitan a Mutantes", diz, ressaltando que a Legião Urbana e Renato Russo também não deixam de ser referências importantes.
Agenda
"O Fim da Infância", de Carmem Manfredini e Tantra. Lançamento Som Livre. R$ 26, em média.
Mais Lidas
-
Dado Dolabella responde Luan Pereira e revela namoro com Wanessa
-
Saiba quem é o filho de Gugu flagrado aos beijos com Cariúcha
-
Paulo Figueiredo ameaça visto internacional de Anitta: "É bom fic
-
Conheça Daia de Paula, ex-assistente do Fausto vista em festa com
-
Saiba quem é Cariúcha, apresentadora que beijou filho de Gugu