O primeiro encontro entre os atores Samira Ávila e Paulo Azevedo se deu em 1999, no espetáculo “O Despertar da Primavera”, da Cia Móvel de Teatro. Depois disso, conseguiram trabalhar juntos novamente na apresentação do programa “Agenda”, da Rede Minas. Isso antes de criarem, em 2004, ao lado de Grace Passô, Marcelo Castro e Gustavo Bones, a cena curta “Por Elise”, trabalho inicial que fundou o grupo Espanca!.
Sete anos depois do último trabalho ainda pelo grupo, Samira e Paulo se reencontram em “Heróis: Uma Pausa para David”, texto que será lido hoje, no projeto Leitura Rara, no Memorial Minas Gerais Vale. “Teatro é mesmo feito de encontro, mas os verdadeiros são raros. Às vezes, passam-se anos e a pessoa volta e te fala: ‘Vamos?’. E eu respondo: ‘Com você, eu vou’”, conta Samira. Também Paulo não se furta. “É especial falar de alguém que já passou tanta coisa com você que, às vezes, nem a família tenha passado, como a potência de poder experimentar, de viver o estranhamento e as inquietações”.
Mesmo depois de tanto tempo que saíram do grupo Espanca! – Samira, em 2007, e Paulo, em 2008 –, ainda é doce relembrar a atriz como a menina de vestido vermelho correndo no palco e o ator como o Pequeno, de “Por Elise”. “O Espanca! acabou sendo um encontro muito intenso e potente que veio de um desejo forte de estarmos juntos em uma troca”, relembra Paulo. “As pessoas falam de mim até hoje por “Por Elise”, e eu acho que é porque foi um espetáculo marcante que trouxe uma ventilada, uma sacudida em termos de linguagem”, diz Samira.
Depois disso, os atores caminharam, separadamente, entre o cinema e o teatro. Paulo, baseado em São Paulo, fez “Hell”, espetáculo com direção de Hector Babenco, foi protagonista do filme “Paixão e Virtude”, último trabalho de Ricardo Miranda, parceiro de Glauber Rocha, e agora aguarda o lançamento de “Estive em Lisboa e Lembrei de Você”, previsto para este ano. Samira fez “Fala Comigo como a Chuva” (2009), ao lado de Luiz Arthur, espetáculo que angariou diversos prêmios. No cinema, participou de produções mineiras como “Cinco Frações de Uma Quase História” e, desde de 2005, descobriu-se apaixonada pela arte-educação e hoje segue trabalhando com gestão de projetos sociais para a juventude.
O espetáculo “Heróis: Uma Pausa para David” marca o retorno de Samira aos palcos depois de sua gravidez, em 2011. “Essa minha pausa tem muito a ver com o espetáculo. O vazio insuportável voltou a bater como um fantasma que ronda. E aí a gente se pergunta o que fazer em teatro? Com quem fazer? O que é pertinente?”, questiona.
Texto de Paulo, este será o primeiro trabalho da Sua Companhia Criações Artísticas, que o ator prefere chamar de um lugar de encontro, uma vez que a equipe de criação não é fixa e compreende artista de diversos Estados. “Heróis: Uma Pausa para David” dá início à trilogia que pretende refletir as aproximações do teatro com as outras artes. Começando pela música, o espetáculo aborda o universo de um astro de rock que, diante de uma situação simples, vê-se em crise. “As pessoas reclamam muito da sobrecarga e se colocam no lugar de refém da vida que criaram”, explica Paulo. “É um momento de revisão, de perguntas e de elaboração diante de uma situação. É uma pausa inquietante que eu vejo mais como um movimento”, diz Samira.
Bebendo na atmosfera do rock dos anos 70, o espetáculo reflete um episódio marcante para Paulo vivido pelo músico David Bowie quando, no auge da carreira, com “Ziggy Stardust”, anunciou que aquele seria seu último show. “Quando a pessoa conquista aquilo que sempre desejou na vida, a gente se pergunta: ‘É possível pausar?’”, inquere o ator.
Agenda
O quê. Projeto Leitura Rara com o texto “Heróis: Uma Pausa para David”
Quando. Hoje, às 19h30
Onde. Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, 640, Funcionários)
Quanto. Entrada gratuita mediante retirada de senha 30 minutos antes da apresentação
Premiado
O espetáculo “Heróis: Uma Pausa para David”, da Sua Companhia Criações Artísticas e escrito por Paulo Azevedo, ganhou o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, de São Paulo, cidade onde terá sua apresentação de estreia prevista ainda para este ano.