Após participar de alguns programas na Globo, como “Gente Inocente” (2000-2002), Sérgio Malheiros, 26, conquistou o público ao viver o menino Raí na novela “Da Cor do Pecado” (2004). Filho da personagem de Taís Araújo, Raí amoleceu o coração do avô carrancudo vivido por Lima Duarte – e, por consequência, de todo o público da trama assinada por João Emanuel Carneiro. 

Com Raí, Malheiros conquistou diversos prêmios como ator revelação. O sucesso foi tanto que o ator recebeu, da Globo, apoio para direcionar a carreira e até aconselhamento psicológico. Na emissora, Malheiros ainda fez “Como Uma Onda” (2005), antes de ser o astro de uma das novelas de maior repercussão da Record TV, “Caminhos do Coração”, em que vivia um mutante – papel que repetiu em outras duas produções, “Os Mutantes” e “Promessas de Amor”.

A Globo, no entanto, contratou o ator novamente em 2012 e, lá, ele ficou praticamente direto no ar, emendando novelas e participações em séries, como “Sob Pressão” , e em quadros como a “Dança dos Famosos”. Malheiros ainda encontrou tempo para, nos últimos dois anos, conquistar papéis em produções da Fox como “Me Chame de Bruna” e “Impuros”.

Essas experiências fizeram com que Malheiros enxergasse um futuro de oportunidades múltiplas. Agora, sem contrato fixo com a emissora, o ator tem plantado algumas sementes por aí, em múltiplas plataformas.

“As pessoas da Globo me trataram muito bem, com um carinho grande. A Globo é uma grande produtora de conteúdo, mas agora há outras linguagens”, afirma Malheiros ao Magazine. “Estamos em um momento muito bom, e tenho a chance de testar novas mídias e outras habilidades”, completa.

Malheiros pode ser visto atualmente nos cinemas, com o filme “Aspirantes”, de Ives Rosenfeld (leia abaixo). Ele também criou um canal no Instagram com vídeos sobre história e geopolítica. “Esse era um sonho de criança: ser professor e poder contribuir com a educação, mostrar escolas e professores de instituições públicas”, conta o ator, que está realizando projetos como produtor e diretor. Na lista estão um curta – “Única Saída”, que roteirizou, produziu e dirigiu – e até uma série.

“No Brasil, há uma produção audiovisual bacana e um mercado grande, ainda mais se contar com toda a América Latina”, defende Malheiros, que já “viajou” para os países latinos com as produções da Fox. “Mudou muito a forma como as pessoas consomem conteúdo e aconteceu tudo rápido. Em 21 anos de carreira, vivi tudo isso”, diz.

Trabalhos

Sérgio Malheiros está finalizando seu primeiro trabalho profissional como diretor de cinema: o curta “Única Saída”. Na trama, dois atores desiludidos com o futuro decidem usar seus talentos para ganhar a vida aplicando pequenos golpes no Rio. O projeto cresceu, e Malheiros pretende criar uma série contando a vida desses personagens – um nordestino e uma mulher negra. Malheiros também está online no programa “Dose Tripla”, do “AdoroCinema”, em que comenta filmes e recebe convidados ao lado do crítico Renato Hermsdorff.

Cinema

Sérgio Malheiros e Ariclenes Barroso (de “Animal Cordial” e “Jonas”) são os astros de “Aspirantes”, filme de Ives Rosenfeld, que está em cartaz no cinema. Na história, eles são Bento e Junior, dois amigos que jogam no mesmo time, o Bacaxá, de Saquarema, na região dos Lagos, no Rio. Apesar de colocar o futebol no centro de sua trama, Rosenfeld vai além dos campos para mostrar que, mais do que aspirar a carreira futebolística, garotos como Bento e Junior veem no futebol a única esperança de sair da pobreza e ter um futuro melhor.

Ao colocar a lente na vida desses dois personagens, o filme mostra a realidade de centenas de jovens que têm esse mesmo sonho, muitas vezes tão distante do que é a vida real. “Aspirantes” não é um filme cuja história tem um começo, um meio e um fim, até porque a vida de Junior (Barroso) representa algo cíclico. A trama que envolve esse personagem fictício deve refletir as realidades de muitos garotos Brasil afora. Jovens que ficam amarrados entre as aspirações – que não são somente o futebol – e as obrigações que a vida impõe logo cedo.

Junior quer jogar bola, pois acredita no seu sonho. No entanto, a falta de dinheiro, a namorada grávida e os julgamentos das pessoas o empurram para uma situação insustentável. Sem aceitar ajuda, o rapaz introspectivo se torna agressivo, e a tensão do filme cresce, até que um episódio envolvendo Bento faz com que ele retome sua vida, sempre aspirando – e esperando – uma chance de mudar seu destino de garoto da periferia. O elenco conta ainda com Karine Teles e Julia Bernat.