O premiado pianista Eduardo Hazan faz o recital de abertura da série Concertos Virtuosi, hoje, às 20h, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium. Nascido em Santos, Eduardo é hoje, aos 79 anos, um dos destacados pianistas brasileiros, com prêmios internacionais na bagagem recebidos na França, em Portugal e no Rio de Janeiro.
Além de musicista, Eduardo também se preocupa com a educação e é um dos responsáveis pela formação de muitas gerações de pianistas brasileiros, como Tânia Mara e Sérgio Viana. Em paralelo à carreira de concertista, ele atua como professor há mais de 30 anos, 20 deles na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, e foi também um dos criadores da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte. “A cidade tem talentosos pianistas e também importantes professores”, lembra.
Para a abertura do Concertos Virtuosi, Eduardo escolheu beber em obras clássicas de Mozart, Beethoven e Chopin. “São peças que eu já toco há algum tempo. São frutos de muita reflexão, além de serem obras importantes na história da música erudita”, comenta o pianista.
O programa do concerto começa com “Fantasia em Dó Menor”, de Mozart, que é seguida de “Sonata Opus 110”, de Beethoven. “Mozart e Beethoven são dois dos clássicos vieneses que foram, até certo ponto, mutuamente influenciados. ‘Fantasia’ é uma composição relevante dentro da obra dele e a ‘Sonata 110’ é uma das mais queridas pelo público”, observa.
Para finalizar, Eduardo escolheu duas peças de Chopin, “Duas Mazurcas” e “Sonata Nº 2”. “São obras de referência da obra de Chopin. A ‘Sonata Nº 2’, por exemplo, é a famosa marcha fúnebre, que todos conhecem”, explica.
Agenda
O quê. Concertos Virtuosi com recital de piano de Eduardo Hazan
Quando. Hoje, às 20h
Onde. Teatro de Bolso do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, centro)
Quanto. R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)