Televisão

Mais Você em novo horário, mudanças no Encontro: entenda as novidades na Globo

Emissora estreia grade reformulada nas manhãs, com gente nova nas atrações, e aposta na mistura entre jornalismo e entretenimento

Por Renato Lombardi | Enviado especial a São Paulo
Publicado em 04 de julho de 2022 | 05:00
 
 
 
normal

Há mais de 20 anos no ar nas manhãs da Globo, a apresentadora Ana Maria Braga se diz animada com o novo desafio que tem pela frente. A partir desta segunda-feira (4), o “Mais Você”, programa comandado por ela, passa a ser exibido mais tarde, às 10h35. Esta é apenas uma das novidades nas manhãs da Globo, que trará o novo “Encontro” – agora com Patrícia Poeta e Manoel Soares – mais cedo, às 9h30, logo após o “Bom Dia Brasil”, numa grande movimentação no horário que não acontecia desde o fim da “TV Globinho” e a estreia de Fátima Bernardes, há dez anos.  

“Estava voando em céu de brigadeiro”, disse Ana Maria, em conversa com a imprensa na última semana. “Mas agora preciso manter a audiência que sempre foi boa, graças a Deus. Precisarei olhar para esse novo reduto, que não sei ainda qual é, já que a audiência muda a cada hora. Vou estudar sobre com quem estarei falando para poder ter o direcionamento correto”, comentou a apresentadora, garantindo estar animada para o novo desafio. 

A inversão de horário entre o “Mais Você” e o “Encontro”, que faz parte do projeto “Supermanhãs”, foi baseada em uma pesquisa feita pela Globo e levou em consideração o primeiro ano da pandemia. Na época, o programa de Ana Maria Braga virou um quadro da atração até então apresentada por Fátima Bernardes e ensinava a preparar receitas. “Percebemos que a culinária era muito mais bem-vinda nesse horário”, revelou Ana. 

 

“Atualmente, temos o melhor resultado das manhãs nos últimos cinco anos”, afirmou Amauri Soares, diretor da Globo. Entretanto, a mudança se faz necessária pelo fato de a Globo estar atenta ao que acontece na sociedade. “A sociedade mudou muito nos últimos dois anos, e isso impacta o fazer TV. Fazemos a TV Globo olhando para a sociedade, em busca da conexão com o que a sociedade está vivendo”, disse. “Vamos nos calibrando todos os dias às novas tendências, o que acontece na casa das pessoas, tudo o que possa impactar”, explicou o executivo, pontuando que cerca de 40 milhões de pessoas acompanham, diariamente, a programação das manhãs da Globo. 

Amauri Soares pontuou que a empresa realiza pesquisas constantes para entender o público e avaliar os próximos passos. Segundo ele, dados levantados pelo Painel Nacional da Televisão (PNT), que abrange capitais brasileiras, apontam que a programação, nas primeiras horas do dia, é acompanhada por dois grupos: de quem quer se informar e de quem quer companhia. Segundo o executivo, tanto o “Encontro” quanto o “Mais Você” contemplam esses dois nichos.  

Nova fase 

O “Encontro”, agora com a apresentação de Patrícia Poeta e Manoel Soares, entrará no ar logo após o “Bom Dia Brasil” com a proposta de ser uma continuação do jornalismo, explorando assuntos importantes por outro ângulo.  “O ‘Encontro’ tem uma mistura de jornalismo e entretenimento que é muito boa, nos dá a oportunidade de ser útil e divertir as pessoas ao mesmo tempo”, disse Patrícia Poeta.  

“Nós vamos começar o dia das pessoas. Nossa missão é forte, temos o compromisso de fazer com que o dia dos brasileiros seja mais bonito, mais feliz. Sabemos que as pessoas nos acompanham na esperança de receber informações relevantes. Tenho certeza de que seremos muito felizes com esse momento que está chegando”, comentou Manoel Soares.  

Ana Maria Braga afirmou que o “Mais Você”, nesta nova fase, vai manter a mesma essência, e que é o que ela sabe fazer. “O ‘Mais Você’ é o ‘Mais Você’”, afirmou. “Vamos dar notícias e ajudar a traduzir e tentar adaptar se errarmos”, disse. “Tenho a audiência minuto a minuto”, contou ela, referindo-se ao ponto eletrônico que usa e pelo qual recebe essas informações. “Se não estiver agradando é porque estou errando, e vamos mudar”, comentou. “Vamos nos achar nesse novo caminho, buscar manter o público do ‘Encontro’ e descobrir o que ir mudando para nos adequar”, afirmou. 

Diretor de variedades da Globo, Mariano Boni ressalta a importância do “Encontro”, do “Mais Você” e do “É de Casa” (que também passará por mudanças) que, juntos, ocupam, ao vivo, cerca de vinte horas semanais da grade da Globo. “É uma faixa de programação inteira”, reforçou. 

“As coisas que fazem as pessoas conversarem, que é a vida delas, a gente tem que oferecer. Isso é uma marca de todos os programas. E cada talento vai colocar a sua inteligência e o carisma a serviço disso. O nosso papel para que a TV Globo continue sendo a mais vista é um acordo diário que temos com o povo brasileiro. Vale para o jornalismo, para a dramaturgia, mas vale muito para essas 20 horas ao vivo que fazemos por semana”, afirmou Boni. 

Gente nova no ‘É de Casa’ 

Tem mudança, também, nas manhãs de sábado da Globo. O “É de Casa” ganha novos apresentadores a partir do próximo sábado, dia 9, com a chegada de Maria Beltrão, Thiago Oliveira e Rita Batista. Talitha Morete, que já participava da formação anterior, segue no programa.  

O “É de Casa” é o primeiro grande desafio de Maria no entretenimento, após 25 anos de GloboNews. “Eu estou muito animada. Muito feliz, de verdade. Estou sentindo a mesma emoção de quando entrei na Globo pela primeira vez. Eu me sinto rejuvenescida, animada. E quero levar muito amor, esperança e leveza para os sábados das pessoas”, afirmou a jornalista, que ressaltou que nos bastidores há uma química entre o quarteto que vai assumir o “É de Casa” e que espera que isso transpareça na TV. 

“MG1” mais tempo no ar 

Após o “Mais Você”, entrarão no ar os telejornais locais da Globo. “Ampliamos o jornalismo local, que terá 15 minutos a mais”, contou Amauri Soares. Com isso, o “MG1”, apresentado por Aline Aguiar na Globo Minas, a partir do dia 4 de julho, vai ao ar às 11h45, e não mais às 12h. 

*O jornalista viajou a convite da TV Globo

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!