“Entrevista Musical”

Malluh Praxedes comanda roda de conversa com artistas mineiros

Abrindo o programa, a jornalista receberá os músicos Célio Balona e Nivaldo Ornelas para uma conversa, em que vão contar histórias e tocar canções

Por Patrícia Cassese
Publicado em 03 de setembro de 2019 | 03:04
 
 
 
normal

A jornalista e escritora Malluh Praxedes já contabiliza três décadas de intensa convivência com a cena musical brasileira – e, num recorte ainda mais íntimo, com a mineira. Nesse percurso, incontáveis foram as histórias saborosas com as quais travou contato nos bastidores. Tantas, que várias vezes ela se flagrou sugerindo ao artista que ele as compartilhasse com o público no palco. “Eu dizia: ‘Não acredito! Você tem que contar isso!’. Mas sempre me respondiam: ‘Como, Malluh? A plateia vai ali para ouvir música’”, relembra ela aos risos.

Neste ano, porém, as comemorações dos 80 anos do músico Célio Balona (completados em dezembro passado) simbolizaram uma espécie de ultimato para Malluh. “Ele contou tanta história no show (que celebrou o marco) que, ali, decidi: ‘Não vou esperar mais’”, rememora ela.

Assim, Malluh estreia nesta terça-feira (3), na Casa Outono, no Sion, o projeto (mensal) Entrevista Musical, que, em seu début, convida Célio Balona (claro) e Nivaldo Ornelas. Com uma hora de duração prevista, o encontro vai mesclar um bate-papo, conduzido pela anfitriã, e a execução de seis músicas, representativas da trajetória dos dois.

“Há muitas curiosidades e coincidências. Por exemplo, tanto Ornelas quanto Balona foram bancários. Ou seja, pessoas que atuavam no tradicional esquema da carteira assinada até resolverem jogar tudo para o alto para abraçar a carreira que sonhavam, e isso numa época na qual tudo era mais difícil”, enaltece ela. “Os dois também foram emancipados aos 16 anos para poderem se apresentar na noite. O Nivaldo tocou em baile, fez shows em casamentos, até que viu que tinha que seguir o que de fato queria, ou seja, compor, arranjar, trabalhar em estúdio... E o Balona fez tudo ao mesmo tempo, trilhas, arranjos... Os dois se completam - e são muito divertidos”, frisa. 

Como o lado escritora de Malluh pulsa tão forte quanto o jornalista, ela já vislumbra um livro reunindo as histórias que, por ora, serão gravadas informalmente. E sim, Malluh já tem definidos os nomes dos convidados para os dois novos encontros: o próximo vai reunir Marcus Viana e Túlio Mourão, e, o da sequência, Chico Amaral e Juarez Moreira. “O Viana e o Mourão vão falar sobre trilhas, como é compor para um trabalho específico, às vezes sob pressão... O Chico e o Juarez, que hoje fazem turnês internacionais, vão relembrar o início, em bares”. Em tempo: os encontros vão ter, ao fundo, projeção de imagens, em cenografia assinada por Otávio Bretas.

Agenda

O quê. Entrevista Musical.
Onde. Casa Outono (rua outono 571, Sion) .
Quando. Terça (3), às 20h.
Quanto. R$ 30 (couvert).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!