Em cartaz

María Pagés, ícone da dança flamenca, traz espetáculo internacional a BH

Ela apresenta nesta terça, no Sesc Palladium, em sessão única, Una Oda Al Tiempo

Por O TEMPO DIVERSÃO
Publicado em 30 de agosto de 2022 | 17:59
 
 
 
normal

Com um vestido vermelho escuro, a exuberância dos braços de serpente e inúmeros símbolos das raízes do flamenco que conversam com o passado, presente e futuro, María Pagés está de volta aos palcos de BH, desta vez com o espetáculo "Una Oda Al Tiempo", que erá única apresentação nesta terça, no Sesc Palladium.  A apresentação fala do efêmero, da eternidade e da irreversibilidade implacável do tempo sobre o corpo, o desejo, a arte e a vida, e reúne um grupo de oito bailarinos e sete músicos.

"Trazer María Pagés novamente para o Brasil com um espetáculo neste formato, após tempos difíceis de pandemia, é uma alegria. 'Una Oda Al Tiempo' é um presente para os brasileiros. O público vai ter a oportunidade de vivenciar a riqueza estética e sonora do flamenco em 95 minutos ininterruptos de dança, música e cultura. É um show emocionante tanto para quem ama o flamenco, quanto para quem não conhece", garante Steffen Dauelsberg, diretor executivo da Dellarte, organizadora da turnê no Brasil.

Dirigido pela própria coreógrafa sevilhana e pelo hispanista, dramaturgo e escritor, El Arbi El Harti, "Una Ode Al Tiempo" é uma obra que, em 12 cenas, faz um passeio pelas estações da vida. A obra é inspirada em autores díspares como Platão, Margueritte Youcenar, Martin Heidegger, Pablo Neruda e o compositor John Cage. " 'Uma ode ao tempo' é uma coreografia flamenca sobre a contemporaneidade e sobre o diálogo contínuo e necessário com a memória. O espetáculo pergunta sobre o que está acontecendo no mundo atual para que a arte possa se expressar como faz. O flamenco é uma arte popular, com uma trajetória riquíssima de evolução, que recorre e que toca todos os sentimentos humanos. Estou muito feliz por trazer essa experiência para o Brasil", afirma María. 

Pagés é uma das mais reconhecidas e premiadas estrelas da tradição flamenca. Pupila de Antonio Gades, ícone da cultura espanhola, ela é uma mulher política, que em seu novo espetáculo chama a atenção pelos cabelos grisalhos, como uma escolha de abraçar as marcas do tempo, fazendo um passeio histórico pela dança, misturando tradição e contemporaneidade. Neste espetáculo, María traz uma reflexão ética e artística sobre a atualidade, explorando as luzes e sombras perturbadoras que assinalam o tempo.

Serviço:

Turnê María Pagés Compañía

Espetáculo: "Una Oda Al Tiempo"

Nesta terça, às 20h30

Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, centro)

Ingressos a partir de R$50

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!