Inédito

Marisa Monte lança o site 'Cinephonia' com textos, vídeos e músicas

'São 30 músicas, fragmentos dos meus registros audiovisuais que não estavam disponíveis em áudio streaming até hoje', informa a cantora

Por Da redação
Publicado em 11 de junho de 2020 | 13:11
 
 
 
normal

De surpresa, Marisa Monte disponibilizou uma série de novidades para os fãs. A maior delas, o site “Cinephonia” com textos, vídeos e músicas. São 30 músicas, fragmentos de registros audiovisuais que não estavam disponíveis em streaming até hoje.

A cantora passou os últimos quatro anos trabalhando em um processo invisível aos olhos do público. Mas que foi fundamental para que a artista tivesse acesso em um só lugar a todos os dados produzidos durante sua trajetória. Porém as parcerias – desta vez – foi com arquivistas, biblioteconomistas, pesquisadores, restauradores de áudio e vídeo, técnicos em informática.

“Durante mais de 30 anos de atividade produzi e acumulei uma quantidade colossal de arquivos e informações nos diversos tipos de formatos e suportes existentes. Arquivos de áudio (de K7 a 2 polegadas), de audiovisual (de VHS a película), fotografias (papel, contatos e slides), partituras, clipping de imprensa, documentos, projetos gráficos, registros de ensaios, áudios de canções sendo compostas, manuscritos, projetos gráficos etc. Assistir, escutar, ter tudo isso acessível foi fundamental para que hoje eu possa colocar ao alcance do público esse material que chamei de Cinephonia. Cine (movimento/imagem) e Phonia (som). Os sons das imagens”, explicou Marisa Monte em um comunicado à imprensa.

Segundo a cantora todas as canções têm em comum o fato de serem parte de trilhas sonoras de seus registros audiovisuais. Mas que não estavam disponíveis em áudio streaming. “Escutar sem assistir transforma a relação entre o público e a música, propõe a liberdade para cada um criar suas próprias imagens”, completa a artista.

Lançamento

A novidade foi lançada nesta quinta-feira (11). Porém, o volume de acessos parece ter derrubado o site nos primeiros minutos. Em suas redes sociais, Marisa se diz grata a muitas pessoas por conseguir disponibilizar este material em plena quarentena.

“Agradeço a todos os parceiros, amigos, músicos e cineastas que colaboraram comigo, especialmente pela presença luminosa do nosso amado Moraes Moreira. Sei que não está sendo fácil pra ninguém, mas espero que a arte possa ajudar a dar suporte para suportar o insuportável“, escreveu a cantora em seu Instagram. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Queridos, Espero que estejam todos bem. As saudades são enormes por aqui, mas por ora sigo em casa em quarentena, como deve ser. Apesar das microferas que surgiram no mundo e colocaram os planos de todo mundo em suspenso, trabalhei do meu casulo para entregar pra vocês este conjunto de canções que batizei de Cinephonia. São 30 músicas, fragmentos dos meus registros audiovisuais que não estavam disponíveis em áudio streaming até hoje. Tomara que curtam os textos, os vídeos e as músicas. Agradeço a todos os parceiros, amigos, músicos e cineastas que colaboraram comigo, especialmente pela presença luminosa do nosso amado Moraes Moreira. Sei que não está sendo fácil pra ninguém, mas espero que a arte possa ajudar a dar suporte para suportar o insuportável. Um beijo grande pra todos, se cuidem pra que a gente possa se encontrar em breve novamente.

Uma publicação compartilhada por Marisa Monte (@marisamonte) em

 

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!