Na nova temporada de “Mestre do Sabor”, que estreia nesta quinta-feira (30), 18 chefs de várias regiões do país serão selecionados para participar da competição. Neste ano, o programa passa a ter sete fases: Prato de Entrada; Na Pressão; Duelos; Repescagem (novidade); Na Peneira; semifinal; e final. A avaliação dos pratos continua sendo às cegas e os participantes ainda têm acesso ao mercado sempre antes das provas. Serão quatro finalistas, um vencedor. O primeiro lugar leva um prêmio de R$ 250 mil e é nomeado o Mestre do Sabor. 

“Os chefs que entram na competição são profissionais. A maioria trabalha na profissão há bastante tempo. Outros já têm restaurante e têm a sabedoria de como funciona a cozinha de um restaurante. A questão é que todos têm uma base profissional, então mandar alguém para casa é sempre difícil”, conta Claude Troisgros, apresentador do programa.

O chef francês não esconde a ansiedade para a estreia da nova temporada, e elege o que considera ser o melhor do programa: a degustação.  “Principalmente no início, quando ainda não conhecemos muito os chefs. A gente começa a entender a personalidade deles pelo sabor dos pratos, pela técnica de cada um, a acidez, a escolha do prato regional ou não, entre outros detalhes. Gosto muito dessa parte onde você entende as pessoas. É maravilhoso esse momento para mim”, explica. 

Leo Paixão, chef mineiro que faz parte do trio de mestres, elogia os competidores e revela que, na competição, ele sempre se surpreende com os pratos preparados. “Principalmente pela criatividade e qualidade do que os competidores fazem. Eles realmente são incríveis. O nosso Brasil tem gente muito criativa”, afirma o mineiro.

Monique Alfradique e Leo Paixão convidam par a nova temporada:

E para entrar no jogo e seguir na disputa, os participantes terão que conquistar o chef mineiro pelo estômago - literalmente! Segundo ele, “a comida saborosa, bem feita, gostosa, na qual a pessoa conseguiu desenvolver um gosto especial” é um dos motivos que o leva a apertar o botão e escolher o prato. “É claro que a pessoa que mostra domínio da técnica também tem minha atenção, mas o que me faz realmente apertar o botão é o sabor”, revela.

Saiba mais sobre cada prova:   

Prato de Entrada: chefs profissionais disputam um lugar no programa, preparando um prato que será avaliado pelos mestres. Os chefs finalizam um prato, ao lado de Claude e Batista, e os mestres experimentam. Se algum deles gostar, o candidato entra para o programa. Se mais de um mestre gostar, o chef escolhe em que time irá ficar. Cada mestre ficará com seis chefs em seu time, totalizando 18 competidores.   

Na Pressão: esta etapa tem duas rodadas de prova. Na primeira, o “Menu Confiança”, os times executam um menu de três pratos, que serão avaliados por Claude e Batista. O melhor time estará imune para a semana seguinte. A segunda rodada é a “Batalha dos Cucas”, com os dois times restantes – antes do início da prova, cada mestre salva um ou dois chefs. Os que ficam, realizam a segunda prova individualmente. Dessa vez a avaliação é dos mestres. Podem ser eliminados um ou dois chefs por episódio.   

Duelos: os duelos são um “mata-mata” entre os chefs. Os vencedores seguem na competição e os demais vão para a fase de repescagem, no programa seguinte.   

Repescagem: os chefs que perderam os duelos, no episódio anterior, fazem uma prova individual. Os três melhores disputam uma segunda prova. Quem vencer, volta para a competição.   

Na Peneira: na primeira prova, os chefs competem para garantir a imunidade. Os três melhores vão direto para a semifinal. Os que ficarem cozinham numa segunda prova. Um chef deixa a competição.   

Semifinal: a semifinal tem duas provas. A primeira conta com a participação de cinco chefs. Claude avalia e salva dois chefs, que se tornam finalistas. Na segunda prova, os mestres avaliam os pratos de três chefs: um deles é eliminado.   

Final: são duas etapas. Na primeira, quatro chefs cozinham e os dois melhores seguem na disputa. Na segunda, quem vencer é o novo Mestre do Sabor.  

Se liga!

O primeiro episódio da segunda temporada de “Mestre do Sabor” vai ao ar nesta quinta-feira (30), na Globo, após a novela "Fina Estampa", e nesta sexta-feira (1º), às 22h, no GNT. A atração será exibida sempre às quintas na TV aberta, e às sextas no canal pago.  A previsão é que a competição siga no ar até o fim de julho. A emissora não divulgou a data da final. Por conta da pandemia do coronavírus, o programa não terá plateia.

Em 2019

Na primeira temporada de “Mestre do Sabor”, o chef paulistano Gabriel Coelho foi o grande campeão.