Festival de Cinema de Tiradentes

Minas Gerais em destaque

Programação de hoje traz exibição de novo filme de Helvécio Ratton e curtas

Por Patrícia Cassese
Publicado em 25 de janeiro de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

O Festival de Cinema de Tiradentes tem, entre as atrações de hoje, duas sessões da mostra Foco Minas. A primeira começa às 16h30 e é dedicada a curtas, com a exibição de quatro títulos: “Angela” (Marília Nogueira), “Nove Águas” (Gabriel Martins e Quilombo Marques), “Estranho Animal” (Arthur B. Senra) e “Diz que É Verdade” (Claryssa Almeida e Pedro Estrada). 

Camila Vieira, uma das curadoras dos curtas junto a Tatiana Carvalho Costa e Pedro Maciel Guimarães, lembra que, ao todo, foram selecionados 81 curtas e mais um média, entre 870 inscritos. “Os critérios foram sendo estabelecidos no processo, ou seja, a gente não partiu de premissas. Foi no embate direto com os filmes, assistindo-os, que conseguimos fazer a seleção pensando também no perfil das várias mostras – já que temos a Competitiva, Foco, a Foco Minas, a Mostrinha, a Jovem, a de Formação...É um leque variado”, frisa ela.

A curadora lembra ainda dos curtas que serão exibidos ao ar livre, na praça. “E, este ano, estamos trazendo algo novo, que são os debates desses curtas, que acontecerão na segunda, terça e quarta-feira”, revela.
Também hoje, mas às 20h, haverá o lançamento do novo longa-metragem de Helvécio Ratton, em pré-estreia nacional: “O Lodo”, ficção baseada em conto do escritor mineiro Murilo Rubião (1916-1991) e com integrantes do Grupo Galpão no elenco.

A 23ª edição da Mostra Tiradentes, que tem como tema “A Imaginação como Potência” se estende até o dia 1º de fevereiro. Todas as atividades são gratuitas

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!