Luto

Morre em BH, aos 91 anos, o professor e jornalista Anis José Leão

Um dos fundadores do curso de Comunicação da UFMG e ex-colunista de O TEMPO, ele não resistiu a um quadro de septicemia

Por O TEMPO
Publicado em 03 de março de 2022 | 09:43
 
 
 
normal

O professor e jornalista Anis Leão, ex-colunista de O TEMPO, morreu nesta quarta-feira (2) aos 91 anos. Ele estava internado no Hospital Felício Rocho desde 25 de fevereiro e não resistiu a um quadro de septicemia decorrente de uma infecção urinária. Segundo informações da família, o velório será nesta quinta (3), de 11h40 às 13h40 na Capela 5 do cemitério Parque da Colina, onde o professor será sepultado.

Nascido em Itaúna, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, Anis José Leão foi um dos fundadores do curso de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG. O cronista também foi funcionário do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) durante 40 anos, se aposentando no cargo de Diretor Eleitoral.

Como professor, Anis Leão deu aulas de física, química e ciências humanas e, na sua Itaúna, foi cronista da Rádio Clube e redator do jornal Folha do Oeste. 

Abordando a comunicação, a ética e o direito eleitoral, Anis lançou nove livros, entre os quais “Limites da Liberdade de Imprensa”. Sua última publicação foi a obra bilíngue “Oração aos Moços” (“Addressing the Young”), sobre o jurista Ruy Barbosa. Lançada em 2016 em parceria com o professor Pedro Eymard, o livro é resultado de oito anos de pesquisas e estudos. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!