Como esperado, o anúncio da morte da cantora Elza Soares, nesta quinta-feira, se tornou em questão de minutos o assunto dominante nas redes sociais, com amigos e personalidades de diversas searas se manifestando. Um dos primeiros a lamentar foi o cantor Zeca Pagodinho: "Descanse em paz, Elza Soares. O mundo do samba, e de toda a música brasileira, te agradece e reverência pela sua vida e sua arte!".

 

A escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel colocou a imagem da cantora como foto de seu perfil no Instagram. Na postagem mais recente, os dizeres: "És a ESTRELA! Seu povo esperou tanto pra revê-la! E reviu! Reviu o seu amor Independente passar na Avenida da forma mais linda possível! Você foi uma das maiores deste país. Só podemos agradecer por tudo. Consternados! Essa é a nossa despedida! Obrigado, Deusa. Nós não vamos sucumbir nunca! Estamos em Luto!".

 

 

Taís Araújo também demonstrou seu luto: "...Eu honro Elza Soares. Honro a mulher, a artista, a cidadã, a amiga. Ela é foda! Sempre foi e sempre será! Dura na queda, nos ensinou a levantar a cabeça a cada tombo e depois seguir. Nos ensinou que é a gente quem leva a vida, que o comando é nosso e quando a gente perde o rumo, cabe a nós mesmos encontrar o caminho de volta. Perdi uma ídola e ganhei uma ancestral forte, firme, uma luz. Alterno lágrimas com risos, lembrando das histórias e me pego pensando no legado deixado por Elza: cabeça erguida e passos firmes. Te amo, Elza! Vc é pra sempre. Muito obrigada, Deusa.

 

Com os olhos marejados, o jornalista Zeca Camargo, autor da biografia de Elza Soares ("Elza"), gravou um vídeo demonstrando seu estupor e sua dor. "Tive a honra, privilégio, patrimônio de escrever a biografia em 2018, depois de um convívio intenso, de pura admiração. Nunca conheci alguém como ela, nunca. Alguém que me inspirasse tanto. Alguém que inspirasse tantas pessoas (...) Biografia que nem deveria ter existido, porque a vida jogou contra ela o tempo todo. Tudo era obstáculo na vida dela. E quanto mais ela ouvia 'não', mais se fortalecia".

 

 

Em seu perfil no Instagram, Sidney Magal escreveu: "O Brasil se despede de uma lenda da música popular brasileira. Elza Soares foi uma inspiração na quebra de tabus e com certeza fez muita história no nosso país. Muita luz na passagem da nossa grande Elza e fica meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs da cantora".

 

A atriz e diretora Bárbara Paz compartilhou com seus fãs a sua homenagem: "Elza! Nossa RAINHA ! VOCÊ É GIGANTE. MUITO OBRIGADA !! Nosso país que ficará mais triste sem você. Voe Voe Voe Estrela. Nos ilumine que estamos precisando". A deputada federal Jandira Feghali cunhou: "Um dia triste para a cultura. A diva Elza Soares nos deixa aos 91 anos de uma vida dedicada à música. Sua voz e sua energia únicas ficam conosco. Cantou e nos encantou até o fim".

A cantora Maria Rita escreveu que Elza era uma das maiores artistas do país e representava a resistência e a resiliência do povo. "Dona Elza, missão cumprida! E agora começa a nossa missão: celebra-la sempre! Que seja recebida em festa essa incrível mulher de Luz!"

O ator Lázaro Ramos chamou a cantora de "Deusa maior" e a agradeceu por nunca se calar. "Só lágrimas neste momento. Tanto que queria falar e agradecer, mas não há palavras suficientes que possam expressar o tanto que sentimos com sua partida. Obrigado por inspirar tanto e por não se calar nunca".
 


 

O humorista Marcelo Adnet se disse "arrepiado". "Foi-se nossa deusa Elza Soares!", escreveu no Twitter. Já a chef Paola Carosella agradeceu o legado da cantora. "Deusa Elza Soares. Descanse em paz", escreveu a ex-jurada do Masterchef Brasil.

O colunista Hugo Gloss escreveu: "Meu Deus! Que perda dolorosa... A brilhante Elza Soares faleceu nesta quinta-feira (20), aos 91 anos. De acordo com a família, a estrela da música brasileira estava em casa. "A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo", disse um comunicado pela família da artista. Nossos sinceros sentimentos à família e aos amigos dessa lenda, que nos deixa com um legado histórico que jamais será esquecido..."

Gaby Amarantos se emocionou ao falar da colega e amiga