Dia das Mães

Mostra Arte na Maternidade dá partida à sua primeira edição neste domingo

Com ações também nos dias 11 (terça-feira) e 12 (quarta), o evento apresenta, de forma gratuita e virtual, atrações por meio de vídeos publicados no YouTube

Por Patrícia Cassese
Publicado em 09 de maio de 2021 | 03:00
 
 
normal

Neste domingo, Dia das Mães, a Mostra Arte na Maternidade dá partida à sua primeira edição com um vídeo-manifesto, que, antes de tudo, vai apresentar aos espectadores os objetivos da iniciativa engendrada pelo Movimento Arte na Maternidade (MAM) - este, por seu turno, criado por Luciana Brandão, Bruna Toledo e Iaci Carneiro, todas  artistas, mães e amigas (e belo-horizontinas). Com ações também nos dias 11 (terça-feira) e 12 (quarta), o evento apresenta, de forma gratuita e virtual, atrações por meio de vídeos publicados no YouTube. São obras desenvolvidas em variadas linguagens, mas com o denominador comum de colocar em relevo a figura da mãe nos elos da cadeia produtiva da arte. Um dado que abaliza a empreitada é que, além de todas as artistas da mostra serem mães, a grande maioria é de bebês e crianças na primeira infância." Além disso a equipe técnica é constituída majoriamente de mães e pais. Podemos dizer que mais de 90% dos envolvidos no projeto vivencia a parentalidade", completa Bruna.

E ela, aliás, que assina o texto do citado vídeo-manifesto, que tem narração de Teuda Bara (Grupo Galpão) e direção de Juliana Barreto e Henrique Bocelli. E, afinal, qual seria o objetivo do MAM? "É viabilizar, dar visibilidade, desenvolver projetos e arrecadar fundos que tornem possível a presença das mulheres na arte. Tanto como artistas, quanto como publico", diz Iaci.  As meninas contam que, durante o registro da narração, Teuda, aliás, parecia estar vendo um filme da sua própria vida, com menino no colo, correndo pra lá e pra cá, ensaiando e apresentando. "No Manifesto, construímos uma narrativa que fala exatamente disso. Dessa coexistência da maternidade com a vivência no teatro, na dança, nas artes visuais, no picadeiro. A gente entende que toda mãe artista vai se identificar, de qualquer geração. É muito emocionante ver essa identificação e relembrar o porquê de o manifesto existir", pontua Iaci.

Logo na sequência, mais precisamente às 16h30, o público pode conferir o show musical "A Casa Imaginária", com as cantoras e compositoras Júlia Tizumba, Elisa de Sena, Mariana Cavanellas e Deh Mussulini. Como o próprio material da produção relata, entrecortando a música, as artes visuais aparecem com performances de Iacizinha (Iaci Carneiro), Lara Marques e Regiane Espírito Santo (ceramista e mãe de Luciana).  A direção é de Thálita Motta, artista cênica. 

A programação do domingo conta ainda com o Boteco MAM, uma live com as organizadoras que acontecerá às 19h, no Instagram, e com a apresentação do espetáculo “Maternar”, da Cia Quatro Quartos (BH), às 21h. Após a exibição da peça, haverá um bate-papo ao vivo com a atriz Amanda Coimbra e a diretora Malu Falabella. O “Boteco Mam” pretende ser uma espaço de troca descontraída e afetuosa com as mulheres que participaram da mostra, abordando temas que correlacionam os trabalhos apresentados com a maternidade e seus desdobramentos sociais", explica Bruna.

No dia 11, terça-feira, às 14h, será exibido um vídeo em que a psicóloga mineira Adeliane Melo ministra uma palestra sobre inteligência emocional. Às 21h, vai ao ar o espetáculo “Mãe Arrependida” e, logo depois, acontece um bate-papo ao vivo, pelo Instagram, com a atriz Karla Tenório e a diretora Maria Amélia Farrah, responsáveis pela criação cênica. Já no dia 12, quarta. a artista Juliana Abreu, integrante do coletivo cênico “Toda Deseo”, de BH, apresenta sua performance solo “Conselheira”. O vídeo será publicado às 21h e, às 22h, o Instagram sedia mais uma edição do Boteco MAM, fechando os trabalhos da Mostra 2021.

Mas sim, Bruna já avisa que a ideia é que a mostra seja realizada anualmente. "Esse é um dos nossos maiores desejos. Construir formas e conexões para viabilizar a periodicidade". E não só. Depois do Dia das Mães, o MAM pretende promover outras ações. "Na sequência, já entraremos em processo de execução de um projeto que aprovamos no Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, e que consiste em uma residência artística de Luciana e Iaci em colaboração com suas filhas, Teresa Brandão e Cora Carneiro, além de uma artista mãe convidada. O projeto consiste em abarcar a produção artística visual dentro do espaço doméstico entendido como território de residência artística das mães com interferência de suas filhas e da própria lida com elas", detalha. Ao fim haverá uma exposição das obras. 

A “1ª Mostra Arte na Maternidade” é realizada com o apoio do Ministério do Turismo e do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Lei Emergencial Aldir Blanc - conquistada com a luta e a articulação de quem acredita que a cultura é fundamental.

MAM - “1ª Mostra Arte na Maternidade”
Quando. 9 a 12 de maio
Onde. YouTube e Instagram
Mais informações. Facebook MAM

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!