Fique ligado

Mostra Cuir programa debate com o coletivo As Talavistas

Em cartaz até o dia 20, a mostra apresenta visões artísticas da dissidência sexual e de gênero em criações audiovisuais assinadas por vários artistas

Por Patrícia Cassese
Publicado em 11 de junho de 2021 | 17:41
 
 
 
normal

Obras criativas dos diferentes circuitos do cinema independente e das artes visuais se encontram no ambiente web na Cuir - Filme e Experimento - América Latina. Em cartaz desde o dia 7, com encerramento marcado para o próximo dia 20, a mostra apresenta visões artísticas da dissidência sexual e de gênero em criações audiovisuais assinadas por artistas nascidos no Brasil e em outros seis países da América Latina: Chile, México, Colômbia, Argentina, Cuba e Uruguai. São produções artísticas em formatos diversos, entre a ficção, o ensaio, a performance, a videoarte e o videoclipe, em sua maioria, de curta duração. As obras podem ser vistas na plataforma própria, em português e em espanhol. Os debates, por seu turno, estão sendo transmitidos ao vivo pelo canal da mostra no YouTube (@encurtador.com.br/kAL16). Importante: não é necessário cadastro ou inscrição prévios para acompanhar as atividades programadas. 

Nesta sexta-feira (11), às 19 horas, haverá um debate com integrantes do coletivo mineiro As Talavistas, sobre a realização de "Sessão Bruta", as descobertas do processo coletivo de concepção, filmagem, retomada e montagem, e as correspondências criativas e políticas entre as artistas e entre os seus filmes. Participam: Darlene Valentim, Duca Caldeira, Dyony Moura, Gabriela Luíza, Marli Ferreira e Pink Molotov. A mediação é de Kênia Freitas, pesquisadora e crítica de cinema.

Com a palavra, Pink Molotov: "'Sessão Bruta' é um filme meio documental, meio lúdico, sobre a nossa forma de entender e produzir arte". Segundo a integrante, o filme acontece a partir das próprias discussões sobre ele. "Sobre o que seria ideal pra gente nessa linguagem, como que a gente gostaria de construir isso, como a gente não gostaria de construir". Uma diretriz foi tentar fugir de alguns estigmas, tentando deixar o resultado o mais real e sincero possível. "A gente passou por vários processos: há imagens de 2018, 2019, alguns áudios são da mesma época, outros são de agora. E muita coisa mudou. Na verdade, o mundo todo mudou, os nossos corpos mudaram, as nossas formas de produzir arte mudaram. Mas eu acho que o conceito do filme é meio esse, de ser uma iniciativa que fala sobre o processo de produção do próprio filme e dos nossos processos de construção como artistas, como pessoas, como corpos, como indivíduos", analisa.

Sobre a discussão em si, que acontece daqui a pouco, Pink entende que o tópico principal será sobre as corporalidades, "dentro dessa lógica de construção e desconstrução de tudo, no mundo, no cotidiano e na arte também". "O que a gente é capaz de construir com a realidade que a gente vive. E como fazer isso, pensar mecanismos de resistência, de construção de novos imaginários, novas possibilidades de performance do nosso corpo, da leitura dele. Da nossa figura de lidar, de discutir, de desestigmatizar, reconstruír e ampliar as leituras e possibilidades da nossa figura enquanto pessoas LGBTQIAP+ e pretas nesse mundo".

No que diz respeito à participação de brasileiros, o Cuir também conta com representantes do Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e do Rio de Janeiro.

As Talavistas

Conectada à pauta LGBTQIA+, o coletivo As Talavistas fará na CUIR a estreia do longa-metragem “Sessão bruta”. A recente produção encena um jogo fílmico entre ficção e relato, piada e crítica, close e intimidade, presencial e remoto, expressando um ponto de vista coletivo sobre as experiências da transgeneridade, da travestilidade e da negritude, e também das artes. “Sessão bruta” é um desdobramento do curta “Pietá” (dirigido por Pink Molotov), sendo resultado de uma retomada colaborativa entre as integrantes do coletivo, e dirigido pelas artistas em parceria com a realizadora Gabriela Luíza, e com as artistas Dyony Moura, Duca Caldeira, Jô Arllen e Vidrynha. 

Serviço
CUIR – FILME E EXPERIMENTO – AMÉRICA LATINA
07 a 20 de junho de 2021
on-line | cuirfil.me (disponível a partir de 07 de junho) | gratuita
Plataforma: cuirfil.me
Instagram: @cuirfilme
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEOkqTHrlf2k6nIZaXLKedw

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!