Artes plásticas

Mostra na Casa Fiat traz pinturas inspiradas na poesia do cotidiano

'INsignificâncias', de Carol Peso, conta com 16 obras que exaltam a beleza oculta de objetos corriqueiros que fazem parte da cena urbana ao nosso redor

Por Alex Ferreira
Publicado em 23 de março de 2021 | 08:20
 
 
 
normal

A poesia do cotidiano urbano serve de inspiração central para a mostra virtual "INsignificâncias", que a artista plástica Carol Peso inaugura nesta terça-feira (23), na Casa Fiat de Cultura. 

Os 16 trabalhos em acrílico sobre tela que compõem o recorte, exploram o lirismo prosaico contido em objetos urbanos e comuns do nosso dia a dia, como postes de luz, bancos de praças e sinais de trânsito. "Gosto muito de perceber a cidade. Os elementos – meio que coadjuvantes da paisagem urbana –, sempre despertaram meu interesse. E assim, quase que naturalmente, eles acabaram surgindo na minha pintura", conta Carol.

Partindo de cliques fotográficos, a artista mineira mescla tons frios com pinceladas de cores quentes para produzir flashes particulares das coisas comuns que encontra à sua volta.

"As pinturas surgem, invariavelmente, de fotografias que servem de pretexto para eu acessar aquilo que a cena me inspira", explica. "Várias foram realizadas de forma quase descuidada e surgiram durante uma caminhada, dentro do carro, ou num sinal vermelho, como se eu quisesse registrar apenas o suficiente para que eu as recriassem nas telas", complementa.

Arquiteta e urbanista por formação, ela conta que sua percepção dos espaços ao seu redor foi uma das base para a formação da temática da mostra.

"É inevitável que minha experiência profissional não transpareça na minha arte. Por fim, tudo acaba sendo fruto desse meu desejo de ver a cidade e de retratar nossas paisagens de forma única. Desde as tampas dos bueiros até a fiação elétrica que se desenha no céu, tudo ganha poesia e forma", define. 

Beleza trivial

Em "INsignificâncias", cada tela caracteriza o apreço que a artista tem em valorizar o sentimento de beleza trivial do momento captado nas cores.

Nas telas “Bastidores” e “Suporte”, por exemplo, os fios elétricos espalhados pelas cidades ganham dimensões líricas. Já as obras “Anteparo” e “Cercanias” garantem outras perspectivas aos portões e grades das casas, que acabam passando despercebidas na nossa rotina diária.

"É justamente essa invisibilidade, fruto de uma excessiva familiaridade com as coisas, que me interessa captar. Entendo que nisto reside a potência dessas imagens como constituidoras de nossos suportes de memória espacial e, por causa disso, de nossa identidade como seres urbanos", arremata Carol. 

Passeio virtual

Um dos destaques da mostra será uma interação digital que a Casa Fiat vai oferecer ao público por meio de QR Codes – código de barras em duas dimensões – que vai permitir ao público comparar e compreender a evolução da criação das obras da artista desde sua inspiração como fotografias até sua transformação nas telas.

Além da exposição, Carol Peso vai participar ainda de um bate-papo ao vivo na abertura da mostra, nesta terça-feira (23), às 19h. Quem quiser participar da conversa pode se inscrever gratuitamente pelo site Sympla, que enviará o link da transmissão.

Mais informações sobre a mostra "INsignificâncias" podem ser acessadas diretamente no site da Casa Fiat de Cultura.

Serviço

O quê: Mostra virtual “INsignificâncias”

Onde: Na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura

Quando: De terça-feira (23) a 9 de maio

Preço: Gratuito com visitas guiadas online que precisam ser agendadas por e-mail através do endereço: agendamento@fcagroup.com ou pelo site da Sympla
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!