Audiovisual

Mostra virtual exibe curtas mineiros inspirados na pandemia

Em cartaz a partir desta sexta-feira (26) em formato digital, 'Instante Suspenso' traz filmes de baixo orçamento realizados durante a quarentena da Covid-19

Por Alex Ferreira
Publicado em 26 de fevereiro de 2021 | 18:52
 
 
 
normal

Curtas-metragens de diretores independentes mineiros são o centro da atenção da mostra "Instante Suspenso", que a partir desta sexta-feira (26), vai ao ar de forma gratuita na plataforma digital CineHumbertoMauroMAIS.

Vinte e quatro filmes – todos assinados por cineastas vencedores ou suplentes honrosos do 6º Prêmio BDMG Cultural –, formam a programação do recorte cinematográfico, que ainda conta com debates de especialistas e um curso online gratuito sobre o universo audiovisual. 

Com a proposta principal de abrir espaço permanente ao curta-metragem, a mostra reconhece a importância que este formato tem para o cinema brasileiro, principalmente quando produzido com baixo orçamento.

"São trabalhos muito singulares que demonstram até onde os curtas e seus autores independentes podem levar discussões tão particulares e desafiantes como as que estamos vivendo nesta hora histórica", destaca Bruno Hilário, um dos curadores da mostra. 

As produções são guiadas por um mesmo tema central: explorar ou fazer reflexões sobre o impacto social e psicológico que tomou conta do mundo após a eclosão da pandemia do novo coronavírus.

"Cada um dos 24 títulos reunidos nesta seleção cinematográfica apresentam um caráter subjetivo muito valioso, que é debruçar um olhar específico sobre esse tempo de isolamento social e enfrentamento da Covid 19", explica Hilário.

Neste contexto, o curador sublinha a ressonância que o período de isolamento coletivo teve sobre as obras da mostra. Para ele, os filmes conseguiram captar um retrato fiel da sociedade atual. "Esses trabalhos evidenciam a reação da arte em um tempo de caos, que usa o cinema como instrumento de transformação e esperança", completa.

A programação apresenta curtas produzidos em diferentes regiões de Minas que discutem tópicos abrangentes como sexualidade, melancolia e espiritualidade, nem sempre sob um ponto de vista soturno ou desesperançoso. É o caso da animação "Silêncio", da belo-horizontina Maria Leite Fontes, que trata de situações do dia a dia durante a quarentena de forma leve e humorística.

Já o filme “É isso!”, da uberlandense Rúbia Bernardes Nascimento, faz reflexões sobre a vulnerabilidade da população negra diante da pandemia.  A seleção inclui ainda "O Elixir", de Marina Sandim e Lucas Campolina Carvalho Silva, "Método", de Maria Inês de Castro Peixoto e "Temos Muito Tempo Para Envelhecer", de Bruna Schelb Corrêa.

Atividades paralelas

“Instante Suspenso” conta também com atividades didáticas que buscam impulsionar o interesse do público e de artistas no universo da produção audiovisual. Para isso, sessões de debates sobre a história permanente do cinema, além de um curso sobre a formatação e realização de projetos cinematográficos estarão disponíveis durante o decorrer da mostra.

Toda a programação é gratuita e pode ser acessada no site cinehumbertomauromais.com.

Serviço

O quê: Mostra 'Instante Suspenso'

Quando: De 26 de fevereiro a 14 de março

Onde: No site cinehumbertomauromais.com

Quanto: Gratuito
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!