Programação

Natal à vista: teatro do CCBB-BH reabre com peça infantil de Maria Clara Machado

Espetáculo, 'O boi e o burro no caminho de Belém', ficará em cartaz de sexta a domingo até 21 de dezembro e terá capacidade de público reduzido

Por Letícia Fontes
Publicado em 04 de dezembro de 2020 | 15:03
 
 
 
normal

O espírito natalino já toma conta da cidade e em um 2020 tão conturbado nada como inverter a ótica para lembrar o verdadeiro sentido do Natal, tão mascarado entre luzes, presentes e rabanadas. Por isso, depois de nove meses fechado para o público, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) reabre seu teatro nesta sexta-feira (4) apresentando a peça "O Boi e o Burro no Caminho de Belém", em comemoração ao centenário de nascimento da escritora e dramaturga mineira Maria Clara Machado. 

Em cartaz até o dia 21 de dezembro, o clássico infantil retrata a noite do nascimento de Jesus Cristo pelo olhar do Boi e do Burro. Na expectativa de entender o mistério da Estrela de Belém parar bem em cima de seu estábulo, os dois acompanham atentamente a movimentação de pastores, anjos, saltimbancos, Reis e Rainhas. Com linguagem simples, poética e bem-humorada, a peça fala também sobre encontros, diversidade e paz universal. 

Dirigido por Fernanda Vianna, atriz do Grupo Galpão, e Ernani Maletta, o espetáculo teve a capacidade de público reduzida – a sala do CCBB passou de 264 para 130 lugares. A venda de ingressos dessa vez por conta da pandemia será virtual. 

“Todo o elenco, são dez pessoas, fez o teste de Covid para contracenar, a plateia foi reduzida pela metade, estamos fazendo isso, porque estamos todos muito seguros. E é uma alegria retomar as atividades presenciais. Assim como a peça propõe, estamos aprendendo uma nova forma de ver o mundo", comenta Fernanda. 

"Eu tenho muito orgulho em trabalhar neste universo infantil, é um terreno muito fértil no qual me sinto muito livre. Gosto de pensar que um espetáculo infantil de qualidade agrada ‘meninos pequenos ou calvos’, como disse Carlos Drummond de Andrade sobre Maria Clara”, emenda a diretora. "As crianças já foram tão afetadas esse ano, aliàs, vamos tentar levar leveza para todos", conlui. 

Magia

O espetáculo, segundo Fernanda, será acompanhado por um coro, que irá executar as canções ao vivo, com um repertório natalino de clássicos e músicas regionais. "Conseguimos imprimir um olhar brasileiro na peça, nada americano e nada de neve. Até o sotaque gostoso do mineiro está presente", adianta a diretora. 

Escrita em 1953, "O Boi e o Burro no Caminho de Belém" foi a primeira peça escrita por Maria Clara. O auto de natal, pensado, a princípio, para o teatro de bonecos, acabou adaptado para ser interpretado por atores. Remontado todos os anos por diversas companhias, segundo Fernanda, o sucesso tem um motivo: clássicos sempre têm o seu lugar. 

"É a peça da Maria Clara Machado que mais teve remontagens até hoje. É um texto que fala de esperança, novas maneiras de cuidar do mundo e do outro. Sempre é bem vindo repensar essas questões, agora é mais urgente que tudo ainda. É um texto que continua contemporâneo mesmo depois de 50 anos e o universo infantil é isso, sempre está em nós". 

Programe-se 
O Boi e o Burro no caminho de Belém
Quando:
 De 4 a 21 de dezembro de 2020 – sexta, sábado, domingo e segunda às 17h.
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil BH - Teatro I (Praça da Liberdade, 450, Funcionários) 
Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Venda pelo site - www.eventim.com.br
Duração: 45 minutos 
Classificação indicativa: Livre

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!