As dicas e orientações do filósofo e pesquisador mestre em psicologia Otávio Grossi já são familiares para os ouvintes do programa Interess@, da rádio Super 91,7 FM, no qual, toda segunda-feira, ele fala, ao vivo, sobre aprendizados para a vida e desmistifica o universo da psicologia e também, a cada quinze dias, para leitores de O TEMPO nas páginas do Interessa. Agora, ele está em um novo projeto. Trata-se do seu primeiro livro, “Conquistas Autênticas: tornar-se pleno, obter performance”, lançado pela Edições Cândido, já disponível em pré-venda no site www.edicoescandido.com até o próximo dia 30.
Otávio Grossi apresenta o resultado de seis anos de pesquisa sobre as conquistas de performance e os seus caminhos possíveis quando se combina felicidade e resultados autênticos, tanto para alavancar transformações pessoais ou em times de performance.
“O grande ponto do livro é que não existe felicidade sem performance. Não existe uma felicidade que podemos projetar sem bons resultados. Temos uma vida só e essa vida que precisa ser conquistada de forma equilibrada, e nosso objetivo é tornar-se pleno, é você conquistar resultados de forma equilibrada e tranquila, com um passo de cada vez, Trago ferramentas, debates, estratégias e reflexões para essas conquistas”, diz Grossi.
Reunidos em seis grandes temas – conquistas relacionais, emocionais, cognitivas, práticas, nutricionais e físicas –, Grossi indica possíveis caminhos para que o leitor possa obter performance e tornar-se pleno, indicando competências e conquistas específicas para cada grupo.
“Uma das ideias fortes desse livro é olhar para essas conquistas por meio da engenharia do comportamento ou terapia do estilo de vida, que parte de vidas reais. Não há receita e histórias de auto-ajuda, são vivências densas de pessoas e suas histórias com os seus exemplos”, explica.
“Para que uma conquista seja autêntica ela precisa ser monitorável, ou seja, é preciso medir os próprios avanços; precisa ser mobilizada por você, ou seja, partir do seu interior para fazer essas mudanças; e precisa ser sustentável, sem um efeito sanfona. Os ganhos precisam ser projetados para frente de uma forma mais sustentável”, ensina.
Convidados
Vários profissionais especializados nessas conquistas autênticas enumeradas por Grossi também trazem seus olhares na obra, no intuito de fornecer ferramentas para o conhecimento e o desenvolvimento de cada pessoa.
São eles: a nutricionista Janaina Goston, o educador físico Kenji Takahrashi, a maratonista Márcia Muzzi, a administradora Isabel Alvim, o médico e fisioterapeuta Thiago Queiroz, o especialista em marketing Jeislan Carlos, o arquiteto Marcos Anthony e a gestora cultural e psicanalista Noemi Gelape.