Iniciativa de promoção de atividades reflexivas e de qualificação técnica cultural para moradores de Brumadinho, o projeto "Caminhos da Arte" tem início nesta segunda-feira. Concebido e idealizado pela Fundação Clóvis Salgado, por meio do Palácio das Artes e do Centro de Formação Artística e Tecnológica - Cefart, o projeto se estenderá pelo período de um ano.
Em função da pandemia da Covid-19, a primeira etapa será virtual. A previsão para o próximo ano é que as atividades aconteçam de forma presencial. O cantor, compositor e instrumentista Carlinhos Brown é o convidado da abertura, nesta segunda (23), às 19h. Ele vai repassar sua trajetória artística e os caminhos que trilhou até conquistar o espaço que ocupa hoje na Música Popular Brasileira.
Outras conversas com artistas estão previstas, assim como palestras e conversas também com educadores e articuladores de Brumadinho e de outras regiões do país, além de oficinas exclusivas para moradores do município. As atividades formadoras, profissionalizantes e reflexivas, aliás, terão início nesta terça (24) - as inscrições já estão encerradas. Toda a programação é gratuita.
O programa Caminhos da Arte tem como esferas norteadoras três princípios: técnico (evidenciando o potencial de geração de emprego, renda e atividades econômicas), artístico (que fomenta a expressão cultural) e a inclusão social e de bem-estar, como fator motivador da qualidade de vida humana.
Como assistir
O evento com Carlinhos Brown será transmitido pelo site do programa (www.cdabrumadinho). O link será disponibilizado pelas redes sociais (@cdabrum) e também pelo site da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes (fcs.mg.gov.br).
Nesta terça, 24, as atividades seguirão o tema “Arte que inspira” e fomentam o debate sobre a experiência da arte para criadores e também para quem a vivencia. Às 19h, uma roda de conversa reúne a cantora e compositora Zélia Duncan como mediadora dos ceramistas Jéssica Martins e José Alberto Bahia (o Bebeto) do Saracura Três Potes de Brumadino, o alemão Benedikt Wiertz - que reside e trabalha em Brumadinho, além de Inês Antonini, artista plástica que tem seu ateliê na região.
No dia 25, o eixo temático será “Arte que liberta”, analisando a arte como forma de expressão e circulação de conhecimento, empoderando indivíduos e criando narrativas libertadoras. Com mediação da jornalista e escritora Leila Ferreira, a roda de conversa receberá Dina Braga (Brumadinho), presidente e coordenadora do grupo Afro, Canto e Dança Negro por Negro; e Rosália Diogo (Belo Horizonte), professora e jornalista.
No dia 26, o tema “Arte que transforma” trata da arte e da cultura como ferramentas para a restauração da vida, saúde e bem-estar individual e coletivo. A discussão contará com mediação da repórter Tábata Poline (Globo Minas) e com a presença do músico e produtor Sanrah Ângelo, do projeto social Batucabrum, de Brumadinho, e Nil César, fundador e gestor da Casa do Beco, espaço de intercâmbio de experiências culturais no Aglomerado Santa Lúcia, em BH.
Uma equipe de Professores do Cefart irá produzir e disponibilizar no site do programa (www.cdabrumadinho.com.br) uma série de conteúdos voltados para o aproveitamento integral das atividades e assuntos apresentados durante a programação. São reflexões sobre conteúdos educativos e experiências práticas – desde primeira infância até adolescentes e para professores (que podem, inclusive, utilizar o conteúdo em aulas online).
Patrocínio da Caterpillar e do Instituto Social Sotreq.