A vulnerabilidade humana diante da Covid-19 e o distanciamento social, assuntos tão presentes  no nosso dia a dia desde março, quando a Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia do novo coronavírus, inspiraram a nova exposição do artista plástico belo-horizontino Sérgio Machado, que ganhou o nome de “1 metro e meio”. Ela será inaugurada nesta quinta-feira (18), às 19h30, por meio de uma live no Instagram da Asa de Papel Café & Arte, que abriga a mostra até 8 de julho. A exposição terá lugar no espaço físico da casa, mas também poderá ser vista pelas redes sociais.

À primeira vista, o que vai chamar a atenção é a utilização de pedras em todas as obras. Machado já usa o elemento como argumento em seus trabalhos, inclusive em uma exposição realizada com pedras grandes de quatro ou cinco toneladas. Na atual proposta, concebida durante o isolamento e influenciado pela quarentena, o artista plástico traz o objeto novamente para suas criações. “É um questionamento sobre o que estamos fazendo com o planeta. As pedras sempre estiveram aqui, há bilhões de anos. Dou a elas entonações cotidianas, tem pedra sentada, tem pedra transando”, conta Machado.

Em uma de suas criações, o artista colocou pedras em um saco plástico como se fosse um produto a ser vendido. “Tudo nosso se transforma em produto nessa voracidade do mercado consumindo o planeta”, comenta. Ao todo, entre esculturas, objetos e fotografias, Sérgio Machado reuniu 20 obras para essa exposição.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Distanciamento

Uma publicação compartilhada por Sergio Machado (@sergio391machado) em

A utilização gráfica e plástica do X, em referência às restrições causadas pela pandemia, também permeia o conceito da exposição. “O tema da exposição é o isolamento, o X é uma coisa que vai marcar nossa presença no mundo, os lugares que você tem que ficar, a distância. É uma figura que vai marcar essa geração”, pondera o artista plástico.

Segundo ele, o atual trabalho também chega nesse “momento oportuno de questionar até que ponto a arte precisa de um público hoje em dia, até que ponto o público está interessado em arte, até que ponto a arte prevalece no momento atual e o que nós, artistas, estamos fazendo para a arte não morrer”.

Live

Além de Sérgio Machado, participam da live de abertura a responsável pela exposição virtual e proprietária do Café & Arte Raquel Martins, a curadora Marília Andrés Ribeiro, a designer Pati Kamei e o fotógrafo Francisco Machado.

Presença

Além de abrir o catálogo das obras nas redes sociais, a exposição também está aberta ao público mediante agendamento prévio pelo telefone 98512-9191. Apenas uma pessoa por vez poderá entrar na Asa de Papel Café & Arte. Todas as medidas sanitárias de segurança serão tomadas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Repouso

Uma publicação compartilhada por Exposição 1 Metro E Meio (@exposicao1metroe) em