Globo

Pantanal: Irandhir Santos retorna à trama com novo personagem

Depois de viver Juventino na primeira fase da novela, o ator pernambucano volta na pele do misterioso José Lucas de Nada

Por O Tempo Diversão
Publicado em 14 de maio de 2022 | 10:35
 
 
 
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Eles está de volta. Depois do sucesso arrebatador na primeira fase de Pantanal na pele de Juventino, o pai de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira), Irandhir Santos retorna à novela com outro personagem.
 
E o retorno triunfal já acontece no capítulo que vai ao ar neste sábado (14), a partir das 21h30, na Globo.  Desta vez Irandhir Santos surge no papel do misterioso José Lucas de Nada. Fruto de uma relação fortuita de José Leôncio com uma prostituta, não é batizado “De Nada” por ódio ou rancor, mas por ser, de fato, filho de pai desconhecido. José Lucas nunca ganhou nada de mão beijada.
 
Foi educado pela mãe, avó e pelos muitos peões que pousavam pela currutela onde elas trabalhavam. Foi com aqueles homens, simples e rudimentares, que José Lucas aprendeu o ofício de peão e saiu, em companhia deles, para ganhar o mundo como caminhoneiro.
 
Em entrevista à assessoria de imprensa da Globo, o ator pernambucano falou mais sobre esses dois personagens e deu detalhes dos  bastidores da novela.
 
Esta obra, Pantanal, tem algum significado especial em sua vida?
Pantanal para mim tem um resgate de memória afetiva muito grande. A história esteve comigo desde criança. É uma grande história de aventura, redenção, de uma fraternidade entre pai e filho que são, para mim, os grandes ganchos dessa trama. Um deles tem um grande objetivo, que é um dia encontrar o seu pai, mas a vida e a natureza vão trazendo para ele suas crias, seus filhos. Nós temos aí uma fraternidade sendo mostrada através da história do Benedito Ruy Barbosa, adaptada por Bruno Luperi, dentro de um bioma incrível que é o Pantanal.
 
Joventino ficou poucos capítulos na trama, mas é fundamental para esta história que está sendo contada. Poderia nos falar um pouco sobre como enxerga este personagem?
Joventino é um daqueles personagens únicos. É o fundador da casa, de toda a história que vai ser contada. É o alicerce de alguns sentimentos e valores que serão perpetuados nos personagens que vêm depois, como seu filho José Leôncio e seu neto, Jove. O Joventino é um personagem que é um passo antes da entidade. É convocado pela natureza para seu um grande defensor dela. O curioso é que nesse pequeno trajeto que fiz no início da novela, antes de jogar a bola para o grande Osmar Prado, percebi que esse convite é realizado no tranco. Joventino é convidado, mesmo sem saber, a viver no Pantanal. Numa região que não pertence a ele. Mal sabe ele que está sendo enredado para ser um grande defensor daquele espaço. 
 
Hoje, José Leôncio se apresenta como um pai com qualidades importantes, mas também muitas falhas. Como foi Joventino, como pai?
A novela apresentou essa grande relação humanizada entre Joventino e José Leôncio. Joventino tinha suas relações com o trabalho, adorava ser peão, sabia o que fazia e era um dos grandes. E essa parte humanizada veio através da relação com o filho. Ao mesmo tempo que ele era um pai que exigia que o filho se tornasse um bom peão, era um pai extremamente amoroso, carinhoso. Esse equilíbrio trouxe um brilho para esse pai, Joventino. Foram poucas cenas que aconteceram na relação entre eles, mas cada uma delas muito bem escritas para fixar o que de um fica no outro, para a continuidade da história.
 
Como foi para você receber o convite para a novela?
Eu tenho a sensação que o Benedito já está me convidando há muito tempo. Essa sensação vem da minha infância, quando eu assistia às novelas, e ela se perpetuou na minha formação como ator, quando eu via mais projetos do Benedito. Das quatro novelas que fiz na minha vida, três eram do Benedito: ‘Meu Pedacinho de Chão’, ‘Velho Chico’ e ‘Pantanal’. Quando ouço a palavra “Pantanal”, me traz essa memória. E pensei: eu quero, quero encarar a feitura de fazer ‘Pantanal’ através de um resgate e de uma criação. ‘Pantanal’ tem sido criar, nunca vou deixar de criar as coisas que quero fazer. E, em paralelo a isso, tenho um reconhecimento, uma homenagem do que essa história já foi.
 
Você já havia estado no Pantanal?
Não, o Pantanal é um pedaço do Brasil que eu não conhecia. Quando eu ligava a televisão e assistia à novela, o local entrava na minha casa. Foi tudo muito novo, a maneira como era interpretado, as lentes abertas mostrando toda a iluminação... Deu vontade de entrar nessa história, de pertencer a essa história desde aquele momento. Ficou muito marcado isso para mim. Agora, 30 anos depois, ir para o Pantanal, pisar e olhar, tem uma sensação de “eu já estive aqui”. Já estive como espectador, mas foi tão próxima a experiência que tem um sentimento de pertencimento. Foi marcante e está sendo determinante para essa nova versão.
 
Alguma curiosidade dos bastidores da novela marcou você?          
Do trabalho da produção de arte, tenho que destacar o objeto da sela de prata, que é um objeto essencial, representativo para o personagem da primeira fase, o Joventino, e que na segunda fase se torna um elemento atraente para os filhos do José Leôncio, Jove, Tadeu e José Lucas de Nada. E a sela que a equipe de produção de arte fez é de um encantamento tão absurdo, que para mim, como ator, encontrar aquele objeto todos os dias era querer de alguma forma trazer ele para a cena. Eu me lembro de uma cena do Joventino, que na descrição estava ele com ele mesmo no terraço da fazenda. E eu disse: “não, essa sela tem que estar ali”. E esteve. Ele fala tudo para aquele objeto, que fica impregnado com as memórias desse personagem. A sela de prata foi um objeto que, para mim, como ator, me moveu bastante.
 
Pantanal é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes e Gustavo Fernandez, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard, Cristiano Marques e Noa Bressane.

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