O projeto #pinadecasa, lançado pela Pinacoteca de São Paulo no início do período de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, tem repercutido muito entre o público. Desde o início da campanha, a conta o museu no instagram (@pinacotecasp) ganhou mais de 12 mil seguidores.
Dando sequência à ação, a instituição apresenta “Distância”, primeira exposição de vídeos e filmes pensada especialmente pelo museu para os meios digitais e primeira mostra do museu totalmente online. Inédito, o evento vai reunir cinco trabalhos do acervo que poderão ser vistos de 12 de maio até 3 de agosto no site www.pinacoteca.org.br.
Os selecionados são: “Da Janela do Meu Quarto” (2004), de Cao Guimarães; “O Batedor de Bolsa” (2011), de Dalton Paula; “Tarefa” I (1982), de Leticia Parente; “9493” (2011), de Marcellvs L.; e “A Banda dos Sete” (2010), de Sara Ramo.
A curadora da mostra, Ana Maria Maia, explica um pouco sobre os trabalhos: “Apesar de distintos em tantos aspectos, esses filmes e vídeos têm em comum o ponto de vista de sujeitos por alguma razão apartados de uma sociabilidade imediata. Longe o suficiente para não terem acesso, mas minimamente perto para observarem e comentarem essa condição”, afirma.
Além da mostra, os internautas podem fazer uma visita digital pelo Tour Virtual 3D da Pinacoteca, que também está disponível no site do museu, ou pelo Google Arts and Culture.