Literatura infantojuvenil

Poesia e geografia unidas numa viagem literária

Os livros dividem-se nas cinco regiões do país – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul; todos foram cortados de modo a formar o mapa do Brasil quando unidos, como um quebra-cabeça


Publicado em 16 de outubro de 2019 | 19:37
 
 
normal

De pronto, vale dizer que os cinco livros que compõem o projeto “Um voo sobre as capitais brasileiras”, de  Gisela de Castro, inauguram uma editora - a Zucca Books.  E, bem, isso é sempre uma boa notícia. Mas o propósito da empreitada é o que há de mais encantador nessa aventura literária: cada livro tem a forma de uma região do país, com artes de diversos ilustradores (desenhos, fotografias, recortes e colagens). O projeto gráfico foidesenvolvido pelo designer Sérgio Campante, com a coordenação editorial de Lucas Bandeira de Melo. Os livros alusivos às regiões  Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul foram cortados com uma faca especial, de modo a formarem o mapa do Brasil. E é a bordo desses chamarizes que a autora chega a Belo Horizonte para apresentar as histórias  contidas nos volumes - mais precisamente, para estudantes do Instituto Reação, nesta quarta e quinta, das 14 às 15h. 

A ideia, diz ela,  é interligar a descoberta da leitura ao conteúdo cartográfico, com textos que enriquecerão o vocabulário dos jovens leitores, com jogos de rimas e conteúdos familiares a cada cidade, sempre sob a ótica da criança.  “São textos para serem lidos em família ou na escola. Queremos promover o intercâmbio cultural entre os estudantes, apresentando textos com assuntos do universo das crianças em cada região deste país tão diverso e plural”, explica Gisela, que contabiliza 20 anos de carreira na arte – nos palcos e nos livros. O anterior trabalho literário voltado para crianças foi "A asa da borboleta e outras sutilezas", com ilustrações de Anna Bella Geiger.

“Um voo sobre as capitais brasileiras” tem foco na garotada entre 10 e 12 anos, embora seja palatável para os menores lerem junto com professores ou responsáveis. Uma das artistas convidadas para o projeto é a gaúcha Carla Pilla, responsável pelos desenhos do livro sobre a região Sul, em que usou aquarela e caneta nanquim. “O que poderia ser limitador – o tamanho e o recorte do livro – foi uma oportunidade para a criação de ilustrações completamente diferentes do que eu já havia feito”, explica ela.

Graduada em Biologia pela UFRJ, Gisela estudou Metodologia do Ensino na Faculdade de Educação da Unicamp. Produtora atuante no Rio de Janeiro, desde 2003 é sócia-fundadora e diretora artística da Zucca Produções. Trabalha como atriz, produtora, diretora, roteirista e contadora de histórias. Realizou diversos trabalhos com teatro infantil, tendo recebido prêmios como o Zilka Sallaberry e o Prêmio CBTIJ.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!