Pinacoteca

Prédio Verde da praça da Liberdade terá restaurante mineiro e um café no terraço

Estruturas fazem parte da Pinacoteca Cemig Minas Gerais e do Centro do Patrimônio Cultural Cemig, que devem ficar prontos até o fim de 2024

Por José Vítor Camilo
Publicado em 22 de junho de 2022 | 21:28
 
 
 
normal

Apreciar obras de diversos artistas, entre eles Cândido Portinari, e, em seguida, tomar um café enquanto vê, do alto, a região da praça da Liberdade. Tudo isso deve ser possível a partir do fim de 2024, quando devem ficar prontos a Pinacoteca Cemig Minas Gerais e o Centro do Patrimônio Cultural Cemig. Os novos equipamentos culturais serão instalados no chamado "Prédio Verde" do Circuito Cultural Praça da Liberdade, um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte, na região Centro-Sul da capital. 

Em entrevista ao Super N 2ª Edição, da Rádio Super 91,7 FM, na noite desta quarta-feira (22), o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, deu detalhes sobre os empreendimentos, que contarão com investimento de R$ 17 milhões com recursos da Cemig, BNDES e Gerdau. Confira: 

 

"A Pinacoteca foi pensada em 1926, e são mais de 700 obras de arte guardadas. Para vocês terem uma ideia, são 27 só do Portinari nas reservas da Secult. Dois andares da Pinacoteca serão para receber essas obras de arte", detalha o secretário. 

Nos seus 9 mil m², distribuídos em quatro pavimentos, o prédio abrigará a sede administrativa do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) e parte de seu acervo; lojas com espaço para degustação das iguarias mineiras; um receptivo do Circuito Liberdade e, até mesmo, um restaurante voltado exclusivamente para a cozinha mineira.

"Além de tudo isso, a cobertura do prédio será aberta para as pessoas poderem aproveitar o visual com um café lá em cima", completou na entrevista Oliveira. 

Ainda conforme o secretário de Estado de Cultura, a reforma de dois pavimentos já foram concluídas, restando ainda as obras de outros três andares e da cobertura onde será instalado o café. "Outro ponto interessante é que as pessoas poderão entrar para acompanhar a restauração deste prédio histórico, o que é muito educativo", finalizou. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!