A área cultural foi, sem dúvida, uma das mais atingidas pela pandemia do novo coronavírus e, provavelmente, será uma das últimas a retornar.
Para tentar minimizar um pouco esses prejuízos, a Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura (FMC) lançou, nesta terça (7), dois Editais de fomento à cultura na capital.
Mais de R$ 9 milhões serão destinados a projetos aprovados pelos editais do Fundo Municipal de Cultura (destinado a projetos dos setores das artes visuais e design, circo, dança, literatura e leitura, música, patrimônio e teatro, além de propostas multisetoriais); e do “BH nas Telas” (Edital destinado a projetos do setor audiovisual).
De acordo com nota divulgaão pela assessoria de imprensa da FMC, os editais asseguram a continuidade das políticas públicas consolidadas no município ao longo dos últimos anos e potencializam o apoio da PBH à classe artística da cidade, fortemente impactada pela pandemia.
Além dos editais, outras ações foram tomadas pela administração municipal para apoiar a classe artística como o apoio emergencial a alguns profissionais da cultura até a adaptação para novos formatos e continuidade de projetos promovidos pela Secretaria e Fundação Municipal de Cultura.
O Edital geral do Fundo Municipal de Cultura 2020 concentra a maior parte dos recursos a serem investidos no setor em BH. Cerca de R$ 7,6 milhões serão aplicados em projetos relacionados aos setores das artes visuais e design, circo, dança, literatura e leitura, música, patrimônio e teatro, além de propostas multisetoriais (que contemplem mais de um setor cultural).
As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de julho pela plataforma on-line Mapa Cultural BH. O edital na íntegra, bem como o link para as inscrições, estão disponíveis
no portal da Prefeitura.
Audiovisual
Também integrante do Fundo Municipal de Cultura, a nova publicação do Edital BH nas Telas 2020 dá continuidade à política de fomento e investimento no setor audiovisual. O Edital chega à sua 2ª edição com o objetivo de selecionar projetos específicos para a produção cinematográfica que busquem, por meio de sua produção, a difusão de conteúdos das mais diversas regiões da cidade, buscando favorecer o desenvolvimento cultural de maneira igualitária e descentralizada.
Podem ser inscritos projetos nas categorias produção (documentário, ficção e animação), festivais, jogos eletrônicos, audiovisual comunitário e pesquisa em formato livre. As inscrições para o “BH nas Telas” também podem ser feitas até 27 de julho, pela plataforma on-line Mapa Cultural BH. O edital na íntegra, assim como o link para as inscrições, também estão disponíveis
no portal da Prefeitura.