Mostra de Fotografias

Projeto Ar Livre expõe cliques da cidade em pontos de ônibus

Do total de 3.274 fotos inscritas, foram selecionadas 62, que podem ser vistas em 186 paradas

Por Patrícia Cassese
Publicado em 16 de agosto de 2022 | 14:31
 
 
 
normal

Quem anda pela cidade com olhar mais atento certamente já observou, junto a alguns dos pontos de ônibus, os registros fotográficos feitos por moradores de Belo Horizonte que foram selecionados pelo projeto Ar Livre. Do total de 3274 fotos inscritas, foram selecionadas 62, que podem ser vistas em 186 pontos, em painéis que trazem também um código QR. Ao ser acessado, ele liga o apreciador ao perfil do Instagram @arlivrebh, de acesso livre e gratuito, no qual toda a mostra está apresentada em detalhes. As obras também incluem informações do(a)s fotógrafos e o mapa dos locais de exibição, bem como a apresentação e a ficha técnica do projeto.

A direção e coordenação geral da Ar Livre Mostra de Fotografias de Belo Horizonte é do fotógrafo e diretor de audiovisual João Vargas Penna, que idealizou o projeto durante a pandemia do novo coronavírus. Já a coordenação da curadoria - composta pelo professor da Guignard e artista plástico Marco Paulo Rolla e pela professora de fotografia da UFMG, Ana Karina - foi entregue ao fotógrafo Eugênio Sávio, que conversou com o Magazine sobre a iniciativa. "Penso que o projeto é muito feliz ao poder transformar esse espaço do ponto de ônibus num espaço de convivência com a arte, mais precisamente, a arte da fotografia que é uma arte bem acessível. E com essa possibilidade também de, a partir do ponto de ônibus, o interessado acessar o QR Code que está na foto e ser conduzido a um perfil no Instagram que é dedicado à fotografia. Então, a pessoa pode descobrir aí outras possilbidades que a fotografia oferece como arte, como linguagem", explana.

Sobre as imagens, ele analisa que há um predomínio de cliques que fazem uma observação do cotidiano. "Há uma diversidade grande de lugares da cidade, desde favelas e pontos turistícos, mas também tem a casa, a intimidade, até mesmo animais: tem umas fotos muito curiosas de cachorros. E tem alguma coisa experimental também, que a gente pode chamar de conceitual. Enfim, é um conjunto bem rico e diverso. Uma experiência nova e muito exitosa, na minha opinião". 

Serviço:

Ar Livre Mostra de Fotografias de BH - Fotos de moradores de Belo Horizonte em 186 pontos de ônibus de Belo Horizonte.
Previsão de duração da exposição: 3 meses

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!