Para a garotada

Projeto Cultura e Sustentabilidade leva teatro e oficina a cidades mineiras

Depois de passar por Nova Lima, o projeto vai desembarcar em Caeté e em Sabará, somando, até o fim da temporada, no dia 21 deste mês, 38 apresentações teatrais

Por O TEMPO
Publicado em 12 de outubro de 2021 | 08:22
 
 
 
normal

Depois de passar por Nova Lima, na semana passada, o projeto Cultura e Sustentabilidade, iniciativa cultural itinerante, visita, partir desta quarta-feira, e até o dia 21 deste mês, as cidades de Caeté e Sabará. Com sessões  de teatro gratuitas e ao ar livre, a ação mistura  diversão, conscientização e arte. Ao fim, o projeto terá somado 38 apresentações teatrais, seis oficinas de reciclagem, seis palestras de sensibilização ambiental e quatro sessões de cinema. 

Tudo ocorre em uma arena itinerante, especialmente montada para o projeto, seguindo os protocolos de saúde, com aferição de temperatura da plateia, uso obrigatório de máscaras, oferta de dispensers de álcool em gel e montagem da estrutura com distanciamento entre as  cadeiras. No palco, os artistas vão encenar dois espetáculos que destacam a importância da preservação do meio ambiente. A trupe do Circo Fool apresenta "Menino Passarinho e a Estrela Encantada", uma história do autor e ator Luis Yuner que usa elementos da cultura popular para guiar a plateia em uma viagem por diferentes ecossistemas brasileiros. Já os bonecos do Mamulengo Fuzuê contam a história "Benedito, Abençoado e Bendizido", uma história de amor que aproxima o público do folclore brasileiro, com canções populares que divertem o público.

“O teatro por certo foi uma das atividades mais afetadas pela pandemia. Agora, com segurança, apresentações em espaços abertos e os cuidados necessários, a arte volta aos palcos para encantar o público”, diz Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura. “A democratização da arte é essencial e esse projeto itinerante e gratuito, que leva o palco para o espaço público, certamente contribui para a formação de plateias”. 

A programação desta quarta, em Caeté (no estacionamento ao lado do Polo Esportivo) terá início às 8h, com o Circo Fool, prosseguindo com realização de oficina (10h), Mamulengo Fuzuê (14h), nova oficina (16h) e palestra (19. Na quinta e na sexta, a grade terá será aberta no mesmo horário, com o Circo Fool, que, nesses dois dias, também se apresenta às 14h. Também em ambos haverá o Mamulengo Fuzuê em dois horários, às 10h e às 16h.

Na segunda, dia 18, o projeto já estará em Sabará, no estacionamento próximo ao Museu do Ouro. E, mais uma vez, o Circo Fool abrirá a programação dos dias 18, 19, 20 e 21, às 8h; e também às 14h, nos dias 18 e 19. O Mamulengo Fuzuê faz apresentações nos dias 18 e 19 às 10 e às 16h; no dia 20, às 14h, e no dia 21, encerrando com chave de ouro, às 10h. 

A  iniciativa conta com apoio da AngloGold Ashanti, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!