Online e gratuito

Projeto 'LivroCenAção', do Grupo Trama de Teatro, une artes cênicas e literatura

Iniciativa traz performances inspiradas em livros e textos de escritores residentes em Contagem

Por Da redação
Publicado em 08 de abril de 2021 | 16:16
 
 
 
normal

O Grupo Trama de Teatro, fundado em 1998, em Belo Horizonte, segue com a proposta de levar arte, reflexão e pensamento crítico ao público. Em um jogo entre as artes cênicas e a literatura produzida em Contagem, a companhia lançou o projeto “LivroCenAção”, que teve início em 9 de março e encerra sua programação - online e gratuita - neste sábado (10), que traz cenas inspiradas em livros e textos de escritores residentes no município da região metropolitana de BH. A iniciativa foi viabilizada com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc.

Diversos vídeos foram disponibilizados no canal do Grupo Trama de Teatro, sediado há dez anos em Contagem, no YouTube. Aos sábados, uma roda de conversa, via Zoom, recebia autores e artistas envolvidos nas cenas apresentadas. Nesta quinta-feira (8), o Grupo Trama de Teatro exibe a performance inspirada no livro “No Meu Guarda-Roupa, Eu Escolho a Minha Roupa”, de Guilherme Costa Aguiar e Otávio Henrique. Já no sábado (10), às 19h, os artistas Frodo, Paula Fernandes, Lúcio Honorato, Marcelo Dias Costa e Leo Campos conversam sobre a obra com Otávio Henrique.

Os vídeos, que flertam com a linguagem online, mas trazem a experimentação teatral como principal ponte entre os textos e a interpretação, propõem um mergulho em obras literárias como “O Meu Bernardo Monteiro”, de Ailson Leite, “Orun”, de Ana Paula Sobrinho, “Poesia Fora da Curva”, de Lecy Souza. A adaptação para o formato cinematográfico coube aos artistas Carlos Henrique, Cibele Andrade, Daniela Graciere, Elisângela Souza, Gabriel Rodrigues, Gabriel Vinícius, Gabriela Vieira, Kako Arancibia, lavínia Antônia, Léo Campos, Lúcio Honorato, Manu Macedo e Marco Túlio Zerlotini.

De acordo com Carlos Henrique, coordenador artístico do “LivroCenAção”, o legadoi do é a valorização e divulgação da produção artística de Contagem e de artistas de várias gerações. “Já estamos sentindo heranças dessa ação, a começar pelos agradecimentos dos autores e autoras, que têm nos relatado um sentimento de reconhecimento”, destaca. “Esperamos que a ação aumente ainda mais a conexão entre o teatro e a literatura, fazendo com que os artistas da cidade se conheçam, criem novas ações conjuntas e fortaleçam o sentimento de pertencimento à cidade de Contagem”, completa.

Coordenadora de produção do “LivroCenAção”, Patrícia Matos diz que o projeto é uma ponte não apenas entre a literatura e o teatro, mas também entre o público e a arte: “O Grupo Trama é um dos Pontos de Cultura de Contagem. E um dos nossos objetivos é criar possibilidades de expansão do fazer artístico cultural na cidade, estabelecendo conexões entre os artistas e os públicos”. Segundo Patrícia, a companhia segue com a produção do “Trama Festival: Teatro em Contagem”, com perspectiva de realização em setembro deste ano.

Sobre o Grupo Trama de Teatro

Fundado em Belo Horizonte no ano de 1998, Grupo Trama de Teatro, sediado há uma década em Contagem, na região metropolitana de BH, onde realiza diversos projetos cujo foco é o fortalecimento da produção teatral e a valorização da cultura local, criou espetáculos como “Abracadalivro” (1998/1999), peça infantil com direção de Glicério Rosário, “O Homem da Cabeça de Papelão” (2001/2002), com direção de Marcelo Bones, “Tabu” (2003/2004), dirigido por Gustavo Bartolozzi, e “Os Três Patéticos” (2006), com texto inédito e direção de Eid Ribeiro. As montagens têm como característica lançar luz em temas que provoquem a reflexão crítica sobre a sociedade atual.

Os projetos além-palco do Grupo Trama de Teatro incluem atividades de intercâmbio com outras companhias e a valorização da cultura popular. Dentre as ações estão o “Trama Festival: Teatro em Contagem”, programas de formação e intercâmbio para atores e atrizes locais e curso teatral para crianças e idosos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!