A semifinal do 'Top Chef', reality show da Record TV, foi ao ar na última quarta-feira (19) com duas boas provas. No entanto, pela primeira vez, a atração, que está em sua temporada de estreia, errou seu tom. Uma pena!

A Prova de Fogo, o primeiro desafio de cada capítulo, era fazer um aperitivo, que reunisse, de forma harmônica, uma mistura de sabores na boca ("amuse-bouche), usando como base ingredientes supernobres como trufa, centolla (caranguejo gigante), fois gras, atum, vieiras, entre outros.   

Dádis, Giovanna, Sheilla e Gabriel tinham de preparar três tipos diferentes de amuse-bouche em apenas 1 hora e meia. Claro que o resultado não foi maravilhoso. E nem poderia, pois a segunda prova, de eliminação, não teria sentido se os jurados só elogiassem os pratos dos competidores.

Explico: a missão seguinte foi centrada em segundas chances. Os participantes tiveram a oportunidade de provar para os jurados que poderiam refazer os pratos que foram considerados ruins, desta vez em versão prato principal. Ou seja, a prova ganhou muito mais peso depois que o chef Felipe Bronze e a crítica Ailin Aleixo, principalmente, distribuíram sopapos verbais nos cozinheiros.

A partir da bronca de Bronze, que disse ter vontade de eliminar os quatro participantes porque todos os preparos estavam horríveis, o programa montou na reação dos participantes e do público. Arrasados, os competidores deixaram a cozinha cabisbaixos e o público, em manifestações na internet, ficou chocado e apreensivo para a realização da prova de eliminação. Pronto, o palco estava montado!

Giovanna teve um de seus aperitivos considerado o melhor e teve a vantagem de escolher se iria refazer seu melhor prato ou seu pior prato. Ela escolheu o pior para provar que não tinha medo de tentar de novo.

Para mostrar seu lado bonzinho, Bronze apareceu na casa onde os participantes ficam confinados para deixar uma cesta de ingredientes para os cozinheiros treinarem suas receitas. Além disso, ele deixou um jantar japonês para o quarteto relaxar antes da prova.

A prova foi tranquila, apesar do clima pesado do desafio anterior. Todos os participantes entregaram belos pratos. Desta vez, todos foram muito elogiados. Os jurados criticaram apenas detalhes como proporções de alimentos e temperos no prato. Nada muito grave.

Contém spoilers! Caso não queira saber quem foi eliminado, pare de ler agora!

Apesar de os jurados terem criticado Giovanna, por ela ter decorado sua massa com cogumelos e balsâmico, a caçula da turma não foi eliminada. Gabriel, o único homem na semifinal, também ganhou vaga para a final. A terceira finalista foi Dádis, mesmo recebendo críticas por ter colocado muito tucupi preto em seu prato.

A mineira Sheilla ficou com medo de temperar muito seus rolls de centolla e esconder o sabor da iguaria. O receio fez com ela deixasse o programa. Sheilla é a única participante do reality que não tem muita experiência em cozinha de restaurante. A belo-horizontina tem uma empresa, a Basílico ao Ponto, onde dá cursos de gastronomia e prepara eventos. Saiba mais sobre Sheilla aqui.