Globo

Rafael Vitti sobre novo personagem: 'Davi é uma virada de chave para mim'

Ator será um ilusionista em 'Além da Ilusão', próxima novela das 18h que estreia na segunda-feira (7)

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 26 de janeiro de 2022 | 08:19
 
 
 
normal

 
Rafael Vitti explora a magia do amor nas cenas de 'Além da Ilusão', novela das 18h da Globo, que tem estreia prevista para o dia 7 de fevereiro. Na trama de Alessandra Poggi, o ator interpreta o ilusionista Davi. O rapaz se apaixona por Elisa (Larissa Manoela) na festa de 18 anos da jovem filha do juiz Matias (Antonio Calloni), em Poços de Caldas, Minas Gerais, durante a primeira fase da história, em 1934.
 
Mesmo com o pai da mocinha contra o relacionamento, o casal luta para permanecer junto. Só que a trágica morte dela coloca fim ao romance e joga o protagonista atrás das grades, como suposto culpado  
 
"Tudo acontece porque os dois decidem viver esse amor. O pai da Elisa é um homem poderoso. Por Davi ser um rapaz humilde e artista irreverente, ele se opõe ao relacionamento. Apesar de ter um diploma, meu personagem sonha em encantar as pessoas e levar alegria para elas", conta Rafael
 
Na segunda fase da novela, em 1944, Davi estará preso há dez anos, por causa da morte da amada. Mas resolverá fugir, para provar sua inocência. Em um grave acidente de trem, ele roubará a identidade de um passageiro morto, a fim de não ir para a cadeia novamente Só que o novo emprego da pessoa cujos documentos ele passa a usar é justamente na tecelagem da família de Elisa, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.
 
Lá, o mágico reencontra Isadora (Sofia Budke/Larissa Manoela), que cresceu e ficou muito parecida com a irmã falecida. Logo, os dois também se encantarão um pelo outro.
 
"Eu acredito que deve ser bem difícil essa situação para o Davi. Por uma ironia do destino, ele se depara com a Isadora e isso gera uma confusão mental. O personagem não queria se apaixonar, mas não manda no coração. É bonito, pois a Isadora acha que foi a Elisa que mandou esse amor e está permitindo que isso aconteça", adianta.
 
Para interpretar um mágico, Rafael resolveu aprender alguns truques. A prática durou seis meses ininterruptos, testando tudo com a filha Clara Maria, de 2 anos, fruto do casamento com a apresentadora, atriz e humorista Tatá Werneck. De acordo com o ator, o interesse por esse universo vem desde quando participou do quadro 'Truque Vip', no extinto 'Domingão do Faustão', na Globo, em 2016.
 
"Quando descobri que interpretaria um ilusionista, fui atrás de aprender. E, por acaso, conheci um artista de Caruaru, Pernambuco, o Raphael Santacruz, que me passou a essência do que é o mágico e isso foi crucial para me sentir seguro. Afinal, é uma arte complexa e tem de praticar muito para ficar crível. Também pedi ajuda ao mágico e ator Gabriel Montenegro. A mágica traz uma cereja de bolo para a nossa historia", afirma.
 
Rafael conta que ele e Larissa Manoela seguem construindo a relação entre os personagens, enquanto ganham intimidade. Esse processo começou ainda na preparação do folhetim e, mais tarde, se desenvolveu nas primeiras gravações de 'Além da Ilusão', em Minas Gerais.
 
"Eu acho que todas as novelas deveriam começar com viagem. Além de dar uma realidade maior, tem a questão de energia da equipe. Todo mundo estar trabalhando fora do local usual e poder conviver depois da hora do expediente traz uma química, uma afinidade geral, que se perpetua ao longo do projeto. Poços de Caldas é uma cidade incrível, respeitosa ao nosso trabalho", revela.
 
Recentemente, o primeiro papel de Rafael na televisão, como o guitarrista Pedro de 'Malhação Sonhos' (Globo, entre 2014 e 2015), foi reprisado na Globo. Na época, o ator também trabalhou com Luiz Henrique Rios, diretor artístico de 'Além da Ilusão'. De acordo com o intérprete, tudo mudou em sua vida desde aquela época.
 
"'Malhação' foi um grande acontecimento, onde pude conhecer o Luiz Henrique e a equipe dele. É engraçado estar fazendo um personagem que exige uma maturidade e, de novo, com esse diretor, em um trabalho tão importante. Era corajoso em 'Malhação', fazia propostas. Fui perdendo isso com o passar do tempo, mas ganhando experiência. Davi é um personagem que é uma virada de chave para mim", avalia.
 
 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!