Novo formato

Rita Maia estreia nesta quinta adaptação de 'Ciclos' para peça-filme

Discutindo a maternidade tardia, o espetáculo homônimo estreou em 2018, e, com essa nova versão, a atriz pretende encerrar um ciclo

Por Patrícia Cassese
Publicado em 28 de outubro de 2021 | 16:52
 
 
 
normal

Adaptado do espetáculo de mesmo nome, a peça-filme “Ciclos”, com a atriz e pesquisadora mineira Rita Maia, estreia nesta quinta-feira, às 20h, dentro do projeto Circula Ciclos, que, além da temporada virtual da obra, vai apresentar um webdebate com discussões sobre criação e perda gestacional, além de duas oficinas de teatro autobiográfico. Toda programação é gratuita e está disponível no canal do Youtube da artista.

Na sua versão para os palcos, "Ciclos" teve sua estreia no ano de 2018. A montagem emergiu após algumas perdas gestacionais enfrentadas pela atriz, que também assina concepção e dramaturgia, essa última, junto à mineira Juliana Pautilla - que, por sua vez, responde pela direção. A obra discute a maternidade tardia e flagra uma mulher às voltas com sua emancipação, liberdade de escolhas (ou falta delas) em relação à decisão de ser mãe após os 40 anos. Rita, porém, enfatiza que a adaptação de agora não é simplesmente o registro do espetáculo. "Eu me preparei para fazer uma linguagem híbrida, que remetesse ao teatro mas que também pudesse usar dos recursos que o vídeo tem. Então, brincamos com as transições, o jogo com as duas câmeras que filmavam o perto e o longe, o colocar mais efeitos no uso do som. Não quis abandonar o teatro, e quem assistir vai entender isso, mas tentamos usar o que o vídeo tem de melhor. Por isso, chamo de peça-filme", elucida ela.

Rita também conta que, sem a presença do público, precisou entrar num jogo mais interno para conseguir a emoção e o corpo que tinha no presencial. "No set de locação, todas as pessoas da equipe ajudaram a entrar no clima. Foi um processo precioso e que me deixou apaixonada pela linguagem. Nunca tinha feito vídeo, então foi uma experiência diferente - e o resultado ficou lindo", garante ela.

A atriz relata que se apresentou 35 vezes com o espetáculo no modo presencial. E afiança: "Foi muito importante maturar o espetáculo nessa quantidade de vezes. Pude verticalizar as nuances e entender como o tema chegava no público. E percebi que era muito impactante para as pessoas. Acho que foi essa a palavra que mais escutei. Com as mulheres, com certeza, eu já tinha uma conexão mais próxima, mas algumas viveram a mesma situação que eu, então era um momento catártico para elas também. Sinto que o meu tema vai além da minha questão pessoal, ele atravessa a vida de qualquer mulher, seja ela escolhendo ser mãe ou não".

Como dito, além da peça filme, o projeto Circula Ciclo tem outras programações asseguradas. As duas oficinas gratuitas de teatro autobiográfico, ministradas por Rita Maia, acontecem nos dias 30 de outubro e 06 de novembro e 13 e 20 de novembro, de 14h às 17h. Voltada para artistas, estudantes de teatro e interessados na temática, a oficina está com inscrições abertas. Segundo o material encaminhado à imprensa, a partir de abordagem que começa pelo corpo e termina com a palavra, o curso trabalha com a memória, acontecimentos e experiências pessoais para a criação de um contexto ficcional em que o participante poderá criar uma pequena cena solo.

Outro chamariz é o encontro, em formato webnário, intitulado "Vida e Cena", que traz o recorte “Vamos falar sobre o aborto?”. O evento acontece no dia 25 de novembro, sexta-feira, às 20h, ao vivo, no canal de youtube da artista Rita Maia. Além da atriz, participam a diretora Juliana Pautilla, a terapeuta integrativa Bel Cristina e a psicóloga perinatal Leonora Tavares que trabalha com mulheres que passaram por perdas na gravidez. Durante duas horas, a proposta é discutir essa temática sob a perspectiva da criação e de experiências pessoais relacionadas.

Serviço
Projeto Circula Ciclo – 28 de outubro a 25 de novembro

Peça-Filme

Estreia 28 de outubro, quinta – às 20h

Transmitido e disponível para o público, por tempo indeterminado, no Youtube Rita Maia

Oficinas Teatro Autobriográfico

30 de outubro e 06 de novembro e 13 e 20 de novembro, de 14h às 17h

Ministrante: Rita Maia | na Plataforma zoom

Webdebate Vida e Cena – “Vamos Falar sobre o aborto?”

25 de novembro, sexta-feira, às 20h

Com Rita Maia (atriz), Juliana Pautilla (diretora), Bel Cristina (terapias integrativas) e Leonora Tavares (psicóloga perinatal)

Duração: 2 horas, ao vivo | no youtube da artista Rita Maia

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!