Hip Hop

Roger Deff reforça luta antirracista com versão remix de 'Pro Combate'; ouça

Cinco anos depois de seu lançamento, música ganha releitura suingada e lyric video em homenagem a nomes da cultura negra, entre eles Muhammad Ali e Elza Soares

Por Bruno Mateus
Publicado em 21 de outubro de 2020 | 12:33
 
 
 
normal

Em outubro de 2015, o rapper belo-horizontino Roger Deff lançou “Pro Combate”, trabalho que marcou a estreia dele na carreira solo, após trilhar caminho no hip hop com a banda Julgamento. Agora, cinco anos depois, Deff coloca na praça a versão remix da música, recém-lançada como single nas plataformas digitais. Mais dançante e suingada, “Pro Combate” tem participação do Dj Hamilton Jr., produção do Poliphonicos (DJ Preto C, DJ Flávio Machado, Luiz Prestes e Helder Araújo) e ganhou um lyric video com arte e animação de Dokttor Bhu.

Para o rapper, o lançamento marca uma posição muito clara: “Percebi, cinco anos depois, que a gente precisava se manter cada vez mais no combate. Algumas coisas que eram veladas ficaram escancaradas, entre elas a questão do racismo no Brasil. Você tinha um lugar velado algum tempo atrás e não tem mais, embora ele (o racismo) permaneça cínico de várias maneiras. A gente tá em um momento em que as câmeras de celulares mostram tudo e as coisas ficam aí para todo mundo ver”.

Roger Deff também conta que a versão remix chega em um momento estranho do país e do mundo, mas também é uma inspiração para não perder a esperança e o espírito de luta, ao mesmo tempo em que celebra os cinco anos da primeira música de sua carreira solo. 

Sobre o lyric video, que traz imagens de protagonistas da cultura negra, Deff diz que a ideia é homenagear personalidades que têm uma relação direta ou indireta com a luta antirracista, entre elas Tim Maia, Zezé Motta, Sergio Pererê, Maurício Tizumba, Carolina de Jesus, Nelson Mandela, Muhammad Ali, Elza Soares, Mano Brown, Leci Brandão, Ângela Davis e Toni Tornado.

Logo no início do vídeo, com referências ao Tim Maia Racioanl em "O Caminho do Bem", a voz do rapper anuncia: “Tempos sinistros, só penso em quem veio antes de mim para não desanimar. Os blacks que vieram antes, os MC’s que vieram antes”. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!