Audiovisual

Sávio Leite lança tradução de livro cubano sobre cinema de animação nesta sexta

Professor e cineasta belo-horizontino é o autor da edição brasileira de ‘La Forma Realizada: El Cine de Animación’, do crítico Dean Luis Reyes

Por Bruno Mateus
Publicado em 19 de junho de 2020 | 08:14
 
 
 
normal

O professor e cineasta Sávio Leite tem um costume: comprar livros sobre o audiovisual e a literatura dos países que visita. Quando esteve pela segunda vez em Cuba, em 2017, para apresentar o curta “Vênus”, baseado em poema da escritora brasileira Hilda Hilst, no festival de cinema de Havana, o belo-horizontino topou com a obra “La Forma Realizada: El Cine de Animación”, do crítico cubano Dean Luis Reyes. “Quando li, pensei: ‘que legal, a gente não tem nada parecido com isso no Brasil’”, conta Leite.

A leitura despertou o desejo de traduzir o livro. Iniciou-se então uma troca de e-mails com o autor e um processo de negociação que se arrastou ao longo de 2018. No ano seguinte, o realizador, que também é diretor da Mostra Udigudi Mundial de Animação, a MUMIA, ativa em BH há 18 anos, botou a mão na massa e começou o trabalho, que agora ganha vida em português. Nesta sexta-feira (19), Sávio Leite lança “A Forma Realizada: O Cinema de Animação”, resultado de um exercício minucioso, já que o processo da tradução guarda particularidades e exige alguns cuidados linguísticos e literários.

“Traduzir é reescrever um livro, transpor o texto de um idioma para outro é um tipo de criação. Cuba tem certos regionalismos, certos tipos de expressões que tive de pesquisar, buscar significados próximos a nossa realidade. O grande desafio é ser fiel à obra original e não perder a compreensão da língua para a qual você está traduzindo”, conta o diretor, que, em 2018, lançou a edição brasileira de “Jorge Sanjinés e Grupo Ukamau: Teoria e Prática de um Cinema Junto ao Povo”.

“A Forma Realizada: O Cinema de Animação” reúne textos de Dean Luis Reyes sobre personagens fundamentais do cinema de animação. A obra “O Conto dos Contos”, do russo Yuri Norstein, recebe uma longa análise. Norstein é um dos maiores nomes da animação mundial e cedeu a imagem para a capa da edição brasileira.

Os irmãos norte-americanos Quay, Stephen e Timothy, a animação do leste europeu e o cinema contemporâneo de Steven Spielberg, James Cameron, John Lasseter, até figuras mais undergrounds como o artista canadense Ryan Larkin, também têm seus trabalhos dissecados no livro. A obra ainda discute a animação japonesa a partir dos trabalhos de Osamu Tezuka e Hayao Miyasaki e também traz um capítulo especial sobre cinema digital e novas formas de produção. 

Sávio Leite pondera que há uma defasagem no material didático no Brasil sobre essa cinematografia e, como professor de cinema de animação e militante da área, ele diz que se vê na obrigação de tornar acessíveis obras escritas em língua espanhola e de apresentar figuras importantes para essa produção: “São pessoas emblemáticas na cinematografia de animação latino-americana e mundial, e muitas delas são praticamente desconhecidas no Brasil”.

A menção especial em “A Forma Realizada: O Cinema de Animação” fica para o realizador cubano Juan Padrón, que morreu em março deste ano (o livro, aliás, é dedicado a ele). Dean Luis Reyes observa a importante obra de seu conterrâneo nas páginas do livro. Em 1985, Padrón lançou “Vampiros em Havana”, filme que alcançou repercussão internacional e virou objeto de culto na América Latina. “Ele é o grande nome da animação de Cuba”, destaca Sávio Leite.

Em 2009, Leite fez parte da produção de um festival de cinema de animação latino-americano no Ceará e convidou o cubano para participar. Inicialmente, a ideia do belo-horizontino era ter a foto de uma das obras de Padrón para ilustrar a capa do livro, mas acabou não conseguindo - era uma imagem muito específica.

“Ele acabou mandando uma, mas não era a que eu queria. Fiquei muito surpreendido em março. Já estamos assustados com tudo isso que está acontecendo, e aí uma pessoa que você está em contato morre”, diz.

Como comprar

Em função da pandemia, não haverá evento de lançamento. “A Forma Realizada: O Cinema de Animação”  (Pimenta Filmes e Edições, 247 págs) pode ser adquirido, a partir desta sexta-feira (19), nas lojas físicas (na Savassi) e online da Livraria Ouvidor a R$ 25 e, para entrega em todo o Brasil, a R$ 45 pelo telefone (31) 98316-5228.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!