Concurso literário

Seguem abertas inscrições ao Livro de Graça na Praça

O tema é livre e haverá duas etapas de seleção: lançamento da obra deve acontecer em setembro

Por Patrícia Cassese
Publicado em 14 de abril de 2020 | 18:11
 
 
 
normal

Seguem abertas até o próximo dia 30 as inscrições ao Concurso Nacional de Contos Livro de Graça na Praça. Em sua décima edição, o certame é uma iniciativa do projeto Livro de Graça na Praça, que, vale dizer, está completando 18 anos. Direcionado a autores brasileiros, o concurso vai selecionar contos para a publicação impressa que será distribuída gratuitamente em evento a ser realizado na capital mineira, provavelmente no início do mês de setembro. O tema é livre. 
 
De acordo com José Mauro da Costa, professor e coordenador do Livro de Graça na Praça, uma comissão foi instituída para avaliar o texto dos inscritos. "São professores, jornalistas... Essa primeira triagem selecionará dez contos, que, num segundo momento, serão encaminhamos à Academia Mineira de Letras (AML) para uma nova etapa, quando serão apontados os três vencedores", conta ele, acrescentando que não há premiação em dinheiro, mas, sim, o direito à publicação do trabalho em um livro - intitulado "O  Boi Zebu e a Formiga" - no qual vão constar, ainda, textos de autores já consagrados. "A obra vai reunir 18 contos e sete poesias, totalizando obras de 25 autores. Entre as poesias estará a do cearense Patativa do Assaré (1909-2002) que dá nome à obra", pontua. 
 
Nela, o cearense narra a história de um boi que foi dormir à sombra de um "juazêro". Ocorre que o ruminante "firmou as quatro pata em riba de um formiguêro". Unidas, as formigas saem em defesa de seu território, numa prova incontestável de que a união faz a força.
 
O objetivo do Concurso Nacional de Contos é contribuir para o fomento do hábito da escrita e da leitura, e, num espectro mais amplo, para o desenvolvimento da educação no país.  "Sou professor, e entendo que o fundamento principal para o desenvolvimento de uma nação é a educação. Veja, todos os tigres asiáticos começaram (sua trajetória de ascensão econômica) pela educação, incluindo a China. A base para o progresso é a educação, esse é o nosso propósito, juntamente a várias outras organizações que estão aí, com outros tipos de iniciativas. Juntas, estamos  ocupando parte de um espaço que, na verdade, deveria ser atribuição do governo, como reza a nossa Constituição. Digo da omissão dos governos no que tange à educação no país", critica o professor.
 
Em 18 anos, o projeto Concurso Nacional de Contos Livro de Graça na Praça já contou com a participação de vários autores estreantes – que tiveram seus contos selecionados no concurso literário - , além de acadêmicos e escritores consagrados, como Affonso Romano de Sant’Anna, Frei Betto, Thiago de Mello, Márcio de Souza, Olavo Romano, Ronaldo Simões e Fábio Lucas. "Nós sempre escolhemos (para rechear as páginas do livro a ser lançado) autores mais consagrados, sempre de acordo com a legislação (no que tange a direitos autorais). No ano passado, selecionamos obras de  autores como Castro Alves, Olavo Bilac, Casimiro de Abreu, Monteiro Lobato. Este ano, Alvarenga Peixoto, mais um vez Bilac, e, como já dito, Patativa do Assaré, que é um ponto de referência no Nordeste, mas, infelizmente, pouco conhecido pelas novas gerações no resto do país. Então, é propiciar o prazer do conhecimento da poesia dele", situa José Mauro, lembrando que uma obra da escritora Laura Medioli, presidente da Sempre Editora, também já constou de uma das edições. 
 
Vale lembrar que o projeto  Livro de Graça na Praça já distribuiu gratuitamente, em praça pública, mais de 400 mil livros de contos, de literatura infantil e de cordel. "E o próprio Ministério da Educação estima que cada livro tem o poder de alcançar três leitores. Portanto, já seriam, aí, 1,2 milhão de leitores", aventa. Também já foi realizado em outras praças, como São Lourença, Uberaba e Uberlândia, em Minas; Manaus (AM) e no Crato (CE), e até em Toronto, no Canadá.
 
Este ano, a distribuição será na praça de Santa Tereza, como de praxe, com um série de atividades envolvendo o público. À noite, haverá um congraçamento na AML, com atrações como um grupo de chorinho, show de ilusionismo e coquetel para convidados e familiares. 
O edital do concurso pode ser acessado pelo endereço
 
Outras informações pelo blog livrodegracanapraca.blogspot.com.br ou pelo e-mail livrodegracanapraca@gmail.com.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!