Musicar

Tempo de brincar e aprender

Festival de Música Infantil vai começar nesta quinta (30) e seguirá em cartaz até o dia 9/2 no Centro Cultural Banco do Brasil

Por Carlos Andrei Siquara
Publicado em 29 de janeiro de 2020 | 03:00
 
 
normal

Nem só de frases repetitivas e monótonas se compõe o repertório musical voltado para o público infantil. Nos últimos anos, têm surgido diferentes grupos com a proposta de criar canções para os pequenos com o cuidado que eles merecem. Um panorama, portanto, da produção contemporânea que busca aliar diversão e criatividade, tendo em vista uma plateia formada por bebês e crianças, é o mote do Musicar: Festival de Música Infantil, que vai começar nesta quinta (30) e seguirá em cartaz até o dia 9 de fevereiro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

O evento tem curadoria de Bebel Nicioli, que faz parte do grupo Farra dos Brinquedos. Ela avalia o atual momento como um dos melhores em termos de produção para essa plateia que é bastante exigente.

“Existem muitos trabalhos nascendo e outros já em processo que revelam uma construção interessante tanto de pesquisa em relação à música quanto ao universo infantil. Há desde trabalhos autorais e inéditos a outros que se fundamentam nas raízes brasileiras e delas também trazem novidades, a partir de um olhar contemporâneo. O cenário dá música infantil está muito rico, e a ideia do festival é justamente trazer à tona esses trabalhos, que, às vezes, não chegam às casas e às famílias”, completa Bebel. 

Ela explica que a iniciativa propõe, assim, uma aproximação da música com o universo das crianças por meio de diferentes ações. Além dos shows, serão realizadas oficinas, vivências musicais e instalações sonoras. “Serão experiências contemplativas e interativas com a música por meio da mediação dos educadores e dos artistas. A criança tem um canal de relação muito forte com a música, que estabelece contato com outras áreas. A música contribui para o desenvolvimento cognitivo, passando pelas dimensões emocional, psicológica e social. Ela é uma linguagem que deve estar presente na vida da criança desde cedo”, frisa Bebel. 

Entre os artistas convidados estão Rubinho do Vale, Ana Cristina, Irene Bertachini, além do grupo Pé de Sonho. “Teremos também o Mundo Aflora, que traz uma diversidade de brincadeiras e canções do Brasil e de outras partes do mundo; e o Tião Carvalho, que é um mestre de cultura popular do Maranhão que dialoga bastante com o maracatu”, completa. “Todas essas pessoas têm pesquisas maduras e consistentes e que olham para as crianças como um público crítico e inteligente”, reforça Bebel. 

Embora o foco sejam as crianças, a curadora ressalta que as atrações foram pensadas para serem curtidas por toda a família. “O festival, realmente, oferece experiências para os adultos e para as crianças. O nosso objetivo não é só oferecer diversão, mas ir além, criar oportunidades para que as crianças e seus familiares aprendam e possam levar algo consigo”, diz Bebel.

Agenda
O quê. Musicar: Festival de Música Infantil
Quando. De amanhã até 9/2
Onde. Centro Cultural Banco do Brasil (praça da Liberdade, 450, Funcionários)
Quanto. R$ 30 e R$ 15 (meia)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!