Após o anúncio de que a TV Globo não vai mais transmitir a Fórmula 1 a partir do próximo ano, o que não faltam são interessados.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a TV Cultura confirmou as negociações com a Rio Motorsports, empresa que possui os direitos de transmissão da categoria para o Brasil pelos próximos cinco anos.
E tudo indica que as conversas estão evoluindo bem. A TV Cultura tem interesse na transmissão da categoria mais importante do automobilismo mundial para fortalecer sua programação esportiva. Hoje, a emissora transmite jogos de vôlei da Superliga Feminina e da Superliga Masculina, além de torneios regionais de futebol em suas afiliadas, como o Campeonato Paraense, por exemplo. A emissora também dedica espaço ao futebol feminino. Transmitir a Fórmula 1 seria um avanço na programação.
Ainda segundo o Estadão, a Rio Motorsports, que também pretende construir e administrar um novo autódromo no Rio, preferiu não se manifestar sobre as negociações.
A TV Globo fazia a transmissão da categoria em TV aberta havia quase 40 anos. O fim das transmissões no canal representa uma grande mudança nos hábitos dos fãs e também no posicionamento da categoria no País. A O principal problema foi financeiro. A emissora não chegou a um acordo com a Liberty Media, grupo dono da Fórmula 1. A Globo teria oferecido US$ 20 milhões (R$ 112 milhões), mas a Liberty queria US$ 22 milhões (R$ 124 milhões). Com isso, as corridas serão transmitidas apenas até o final do ano.
Outro fator que pesou na decisão da Globo foi a possível ausência de pilotos brasileiros. Isso pode gerar uma queda de interesse pelo produto nos próximos anos. A última etapa com presença na grade do canal será o GP de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, dia 13 de dezembro.
"Como parte da revisão de seu portfólio de direitos, um dos maiores entre emissoras de TV do mundo, a Globo optou por não renovar os direitos de transmissão da Fórmula 1 a partir de 2021 Mesmo sem a transmissão das corridas, a Globo continuará a fazer a cobertura da categoria em suas diversas plataformas", informou ao Estadão a área de comunicação da Globo.