É daqui a pouco

União estratégica da cultura e do turismo será debatida no projeto #SecultAoVivo

Primeiro encontro virtual acontece nesta terça-feira (4), às 10h, e vai discutir museus e literatura como elementos de engajamento dos setores

Por Da Redação
Publicado em 04 de agosto de 2020 | 08:25
 
 
 
normal

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) inicia, a partir desta terça-feira (4), às 10h, uma série de lives que debaterão como fortalecer o trabalho conjunto entre os dois setores.

Chamado #SecultAoVivo, e transmitido pelo canal da Secult no Youtube, o projeto pretende levar as inúmeras cadeias envolvidas com as áreas a pensarem de forma estratégica para encontrar soluções de promoção e desenvolvimento que beneficiem municípios e o Estado como um todo.

Mediado por Diomira Faria, diretora do Espaço do Conhecimento da UFMG, o primeiro encontro virtual terá como tema “Museus, Literatura e Turismo”. Entre os convidados, Rita Baleiro, coordenadora da Rota Literária do Algarve, em Portugal; Sílvia Quinteiro, da coordenadora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve; Maria Helena Alves Ferreira, guia de turismo e bacharel em museologia; além de Ronaldo Oliveira, coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, as áreas dialogam constantemente, e a série de lives debaterá a união das duas potencialidades. “Cultura e turismo são dois setores que têm uma convergência intensa. Possuem atividades independentes mas, quando se agregam, as vantagens são mútuas e assertivas”, afirmou.

“Os museus literários são exemplo dessa união de potencialidades, como a Casa Guimarães Rosa com sua Semana Rosiana, que atrai turistas do Brasil e do mundo. É o momento das duas áreas se unirem, ainda mais, para se pensar em estratégias de retomada das atividades com segurança”, ressaltou.

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!