Tá chegando!

Virada Cultural de BH 2022 terá mais de 250 atrações gratuitas

Festival será realizado nos dias 3 e 4 de setembro; ao todo, serão 24 horas de programação

Por O Tempo Diversão
Publicado em 25 de agosto de 2022 | 18:10
 
 
 
normal

Reencontro com a cidade. Essa é a proposta da Virada Cultural de Belo Horizonte de 2022, que será realizada nos dias 3 e 4 de setemebto. Ao todo, serão 24 horas de programação que vai ocupar as ruas da capital nesta edição, a primeira totalmente presencial desde o início da pandemia. Neste ano, serão mais de 250 atrações gratuitas.

A edição 2022 da Virada Cultural de BH tem como tema "É Virada & Misturada, a gente junto é mais feliz". As atividades, que começarão às 19h do dia 3 de setembro e serão encerradas às 19h do dia 4, serão realizadas no Parque Municipal, Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Avenida dos Andradas, Rua Guaicurus, Aarão Reis e Praça Sete.

 A programação completa ainda não foi divulgada. Segundo a organização, ela será plural, extensa e diversa e reúne música, teatro, intervenções urbanas e performances, entre outras expressões artísticas. Uma novidade da Virada deste ano é o aumento de cerca de 30% das atrações artísticas que acontecem nos trajetos entre os palcos. Movimentos de ocupação do espaço urbano, como festivais de mappings e pintura de empenas, também farão parte da programação. 

Algumas atrações já confirmadas na Virada Cultural de BH 2022:

Ocupação da Estação

A Praça da Estação receberá a Praia da Estação; a obra “As Serpentes”, do artista Jaider Eisbel;, e o coletivo “Homem Gaiola 1MPAR” com mapping, laser e projeção estarão no prédio do Museu de Artes e Ofícios, que completa 100 anos em 2022. Esportes urbanos, futebol de sabão, totó humano, bike anjo e outras intervenções complementam as atividades no espaço. O público ainda vai contar com as principais festas da cidade: Masterplano, Eleganza, Transa! e @bsurda.

Parque Municipal

O coletivo “Duas ideias” criou anéis de LED e letreiros luminosos com frases emblemáticas para as árvores e jardins, criando uma instalação onírica. O público poderá vivenciar intensamente essa instalação ao acompanhar a programação de dois palcos que serão montados, um em frente ao Teatro Francisco Nunes e outro no gramado, próximo ao Palácio das Artes.

Ações de percurso

Será criado um grande espaço de conveniência no perímetro entre os palcos da Virada Cultural de 2022, com esportes urbanos, artes visuais, intervenções, instalações, performances e mobiliários. O projeto “Librário” oferece uma oficina de Libras e uma intervenção de lambe-lambes com mensagens informativas e conteúdo inclusivo. Já “Ao pé do ouvido” é uma caminhada audiodescritiva com profissionais acompanhando portadores de deficiência visual pela programação da Virada e pelos espaços do centro.

Intervenções e outras linguagens

O tradicional “Mundialito de Rolimã” continua na avenida Assis Chateaubriand, desta vez, acompanhado da “Corrida Maluca”, um campeonato alegórico de rolimãs. O projeto “Cine Quintal” propõe 10 horas de programação de cinema tendo a arte e a cultura como foco, com os documentários “Duelo de MCs”, “Encontro de Pajés”, “Filme de Rua”, entre outros. “As ruas falam” leva projeções de Silvi Clapp, a partir do registro de arte urbana pela cidade. O grupo Viela dispõe balanços em plena avenida dos Andradas, embaixo do Viaduto de Santa Tereza. Enquanto a instalação interativa “Prisma”, no túnel do metrô, é composta por sombras, cores e sons gerados pelo movimento das pessoas.

Parcerias

A Virada Cultural de BH 2022 tem parceria com outros festivais da capital mineira, como o “Dia da Amazônia”; o “Festival Azeda”; o “Festival Sonora”; o “BH Stone”; o “Festival Fora de Cena”; o “Verbo Gentileza”; e o “Festival de Dança de Salão Contemporânea”.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!