Para quem está sem tempo para ir às compras do Dia das Crianças e precisa que o presente chegue até a data comemorativa - no próximo sábado (12/10) - ainda há esperanças no e-commerce. Apesar do prazo apertado, alguns sites oferecem o serviço de entrega rápida, em que normalmente o produto chega em um dia. O Mercado Livre, por exemplo, tem a opção ‘full’. Já os membros do Amazon Prime podem utilizar o serviço chamado ‘fulfillment’.
O Dia das Crianças é uma das datas mais movimentadas do comércio online. Conforme a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento deste ano pode alcançar a marca de R$ 8 bilhões, valor superior ao de 2023, quando R$ 5,95 bilhões foram registrados. A expectativa de crescimento não se limita ao volume de vendas. A entidade também prevê que o ticket médio aumente 5%, chegando a R$ 501,61, impulsionado por mais de 15 milhões de pedidos. O desempenho total do segmento pode chegar ao faturamento de R$ 204 bilhões até o fim do ano.
Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, destaca que o cenário atual oferece grandes oportunidades para os varejistas. “Com o otimismo no mercado e os resultados de 2023, é possível que os varejistas desenvolvam estratégias ainda mais eficazes para maximizar o último trimestre do ano, a começar pelo Dia das Crianças. Entender o comportamento, as preferências e a jornada de compra do público-alvo serão cruciais para potencializar os resultados”, afirma o executivo.
Ele reforça a importância de inovações em marketing e publicidade, como programas de benefícios, para atrair clientes. “Essa estratégia é ainda mais poderosa quando combinada com cashback, clubes privados de compras e recompensas, contribuindo para a criação de uma base sólida de clientes, gerando valor contínuo para o negócio”, finaliza.
Vendas físicas
O Dia das Crianças deve injetar R$ 2,35 bilhões no comércio varejista da capital mineira, um valor que é 1,47% maior do que o comparado ao mesmo período do ano passado. Essa é a expectativa apontada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a partir de um levantamento feito com 200 empresários da cidade.
A pesquisa mostrou que 70,5% dos comerciantes esperam que os clientes farão a compra de um presente e 29,5%, dois presentes, sendo um gasto médio de R$ 237,25. O tíquete médio dos três itens com maior perspectiva de saída são: R$ 76,26 para brinquedos; R$ 95,27 para roupas e R$ 102,38 para calçados.
Na visão dos lojistas, os produtos que deverão liderar as vendas na data são:
- Brinquedos: 40,5%
- Roupas: 18,5%
- Calçados: 10,5%
- Eletrônicos: 6%
- Acessórios: 5,5%
- Cosméticos: 5,5%
- Bicicleta: 5%
- Fantasias: 4,5%