O Dia das Crianças (12/10), que neste ano será comemorado num sábado, deve injetar R$ 2,35 bilhões no comércio varejista da capital mineira, um valor que é 1,47% maior do que o comparado ao mesmo período do ano passado. Essa é a expectativa apontada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a partir de um levantamento feito com 200 empresários da cidade.
A pesquisa mostrou que 70,5% dos comerciantes esperam a compra de um presente e 29,5%, dois presentes, sendo um gasto médio de R$ 237,25. O tíquete médio dos três itens com maior perspectiva de saída são: R$ 76,26 para brinquedos; R$ 95,27 para roupas e R$ 102,38 para calçados.
Na visão dos lojistas, os produtos que deverão liderar as vendas na data são:
- Brinquedos: 40,5%
- Roupas: 18,5%
- Calçados: 10,5%
- Eletrônicos: 6%
- Acessórios: 5,5%
- Cosméticos: 5,5%
- Bicicleta: 5%
- Fantasias: 4,5%
Para incrementar as vendas do Dia das Crianças, 100% dos comerciantes pretendem investir em alguma ação publicitária. Dentre as ações planejadas estão a propaganda boca a boca (93%), cartazes e decoração da loja (83%), marketing digital no Instagram (73,5%), no WhatsApp (47%) e no Facebook (3,5%) e impulsionamento do site da empresa (7%).
E o otimismo do empresariado faz sentido, já que metade dos consumidores de Belo Horizonte deve comprar presentes para o Dia das Crianças, de acordo com pesquisa feita pela Fecomércio MG. Brinquedos, roupas e calçados, nesta ordem, devem ser os itens mais procurados pelos entrevistados, que pretendem pagar principalmente à vista.
Cada consumidor deve comprar dois presentes em média, sendo que 38,5% vão comprar brinquedos, 20,2% preferem roupas e 13,7% devem optar por calçados. O valor do presente deve ficar entre R$ 70 e R$ 200 para 50,7% dos entrevistados. As lojas da vizinhança serão as mais procuradas (41,4%), seguidas por lojas de shopping (18,7%), lojas do hipercentro (16,7%) e lojas online (11,3%).
Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca a importância do período que abrange o Dia das Crianças para o comércio varejista, já que as famílias se desdobram para presentear os pequenos. “A busca por brinquedos, roupas e calçados se destacam para o período. Esses itens possuem um valor acessível e muitas famílias acabam utilizando o crédito no momento das compras. Vale destacar a importância do planejamento financeiro para estes gastos, de forma a não comprometer a saúde financeira familiar”, explica.