Quase metade dos consumidores de Belo Horizonte irá às compras de Natal apenas nos próximos dias, às vésperas da data. A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) divulgou uma pesquisa nesta quinta-feira (19/12), a menos de uma semana do Natal, que revela que 45,7% dos belo-horizontinos ainda não compraram presentes.

A expectativa da entidade é de lojas cheias nesse período. As lojas físicas são o principal ponto de compra para os consumidores nos próximos dias, com ênfase em shopping centers (39,1%), lojas do centro de BH (17,4%), pequenos comerciantes autônomos (15,2%), lojas de bairro (14,1%), shoppings populares (7,6%), mercados e supermercados (3,3%) e feiras livres, como a Feira Hippie (3,3%). A movimentação no comércio deve ser a maior desde 2015, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis (Ipead) da UFMG. 

A CDL/BH tem esperança de que a última parcela do 13º, que precisa ser depositada pelas empresas até essa sexta-feira (20/12), impulsionará as compras. Só a segunda parcela dos funcionários públicos estaduais injetará meio bilhão de reais na economia da capital, lembra a câmara. O funcionalismo público municipal acrescentará outros R$ 200 milhões.

Cada consumidor deve comprar dois presentes, uma soma de R$ 517,02. Os três presentes mais frequentes devem ser roupas, brinquedos e calçados, respectivamente. A maioria dos presentes será para filhos ou enteados (40,2%), mãe ou madrasta (39,1%), irmãos (19,6%), sobrinhos (18,5%), esposa (17,4%), pai ou padrasto (16,3%), netos (10,9%), afilhados (5,4%), marido (4,3%) e avós (3,3%).