VAREJO

Sam’s Club inaugura unidade na Pampulha: ‘como dar um pulinho em Miami’

Unidade divide espaço com o Carrefour, que continua a funcionar

Por Gabriel Rodrigues
Publicado em 23 de maio de 2024 | 10:56 - Atualizado em 23 de maio de 2024 | 11:44
 
 
 

O supermercado Sam’s Club inaugurou uma nova unidade na Pampulha nesta quinta-feira (23/05). A loja divide espaço com um dos últimos Carrefours de Belo Horizonte, na avenida Presidente Carlos Luz, 4.055, no bairro Engenho Nogueira. Por volta das 9h, o supermercado estava movimentado, com filas nos caixas e clientes com carrinhos cheios enquanto experimentavam uma taça de espumante.

Como funciona o Sam’s Club e quanto custa ser membro

Para fazer compras no Sam’s Club, é necessário ter uma assinatura. O consumidor paga um valor anual de R$ 75 que garante acesso ao clube de sócios do supermercado, única forma de comprar na loja.

O diferencial da marca em comparação às demais do grupo Carrefour, seu detentor, é a seleção de produtos, destaca o CEO do Sam’s Club e do Varejo do Carrefour, Jose Rafael Vasquez: “a proposta do Sam’s Club é diferenciação. A nossa proposta de valor é ter produtos que você encontra exclusivamente aqui, como itens importados. Cito um de que gosto bastante, a The Cheesecake Factory, uma torta congelada americana que só o Sam’s Club tem no Brasil. Também temos muitos produtos Member's Mark, nossa marca própria, muitos deles importados. Temos marcas como Puma e Fila. Vir comprar no Sam’s Club é meio como dar um pulinho em Orlando, em Miami, e ver itens que você só veria nos EUA”.

À primeira vista, a loja de 4.500 m² não é diferente das redes de atacarejo de Belo Horizonte e região, com prateleiras altas que guardam o estoque em caixas de papelão e carrinhos de compra maiores que os de supermercados de bairro. Além dos perecíveis, o cliente encontra roupas, eletrodomésticos e utensílios para casa no Sam’s Club.

Esta é a segunda unidade da rede em Minas. A primeira opera em Contagem, na região metropolitana, e a terceira deve ser inaugurada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no segundo semestre deste ano. A marca tem 52 lojas, distribuídas em 17 Estados e no Distrito Federal, exceto no Norte do país. São três milhões de assinantes do clube, 100 mil deles em Minas Gerais — um quarto disso conquistado após o anúncio da unidade na Pampulha, de acordo com os gestores. 

Não há planos para fechar mais lojas do Carrefour em BH, diz CEO

Restam, hoje, três unidades do Carrefour em Belo Horizonte — na Pampulha e nos shoppings BH e Boulevard. O fechamento mais recente, depois do fim das lojas de bairro da marca, foi o da unidade do Shopping Del Rey. 

O CEO do Varejo do Carrefour e do Sam’s Club, Jose Rafael Vasquez, afirma que não há plano de fechar as unidades restantes, que permanecerão abertas pelo menos no médio prazo — de três a seis anos. “Temos uma expectativa de que eles fiquem abertos por muito tempo. Os números indicam que ficarão, mas negócio é negócio, podemos rever. Vejo com grande possibilidade que estejam abertos por muito tempo em BH”.

Os pontos onde funcionam as unidades de bairros do Carrefour pertencem ao grupo DMA, do Epa, e foram alugadas para o Supernosso após o fechamento das unidades da marca francesa. A parceria foi interrompida, contudo, e 15 lojas do Supernosso serão fechadas no dia 8 de junho. O DMA ainda não esclareceu se elas serão convertidas em Epa.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!