O supermercado Sam’s Club inaugurou uma nova unidade na Pampulha nesta quinta-feira (23/05). A loja divide espaço com um dos últimos Carrefours de Belo Horizonte, na avenida Presidente Carlos Luz, 4.055, no bairro Engenho Nogueira. Por volta das 9h, o supermercado estava movimentado, com filas nos caixas e clientes com carrinhos cheios enquanto experimentavam uma taça de espumante.
Para fazer compras no Sam’s Club, é necessário ter uma assinatura. O consumidor paga um valor anual de R$ 75 que garante acesso ao clube de sócios do supermercado, única forma de comprar na loja.
O diferencial da marca em comparação às demais do grupo Carrefour, seu detentor, é a seleção de produtos, destaca o CEO do Sam’s Club e do Varejo do Carrefour, Jose Rafael Vasquez: “a proposta do Sam’s Club é diferenciação. A nossa proposta de valor é ter produtos que você encontra exclusivamente aqui, como itens importados. Cito um de que gosto bastante, a The Cheesecake Factory, uma torta congelada americana que só o Sam’s Club tem no Brasil. Também temos muitos produtos Member's Mark, nossa marca própria, muitos deles importados. Temos marcas como Puma e Fila. Vir comprar no Sam’s Club é meio como dar um pulinho em Orlando, em Miami, e ver itens que você só veria nos EUA”.
À primeira vista, a loja de 4.500 m² não é diferente das redes de atacarejo de Belo Horizonte e região, com prateleiras altas que guardam o estoque em caixas de papelão e carrinhos de compra maiores que os de supermercados de bairro. Além dos perecíveis, o cliente encontra roupas, eletrodomésticos e utensílios para casa no Sam’s Club.
Esta é a segunda unidade da rede em Minas. A primeira opera em Contagem, na região metropolitana, e a terceira deve ser inaugurada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no segundo semestre deste ano. A marca tem 52 lojas, distribuídas em 17 Estados e no Distrito Federal, exceto no Norte do país. São três milhões de assinantes do clube, 100 mil deles em Minas Gerais — um quarto disso conquistado após o anúncio da unidade na Pampulha, de acordo com os gestores.
Restam, hoje, três unidades do Carrefour em Belo Horizonte — na Pampulha e nos shoppings BH e Boulevard. O fechamento mais recente, depois do fim das lojas de bairro da marca, foi o da unidade do Shopping Del Rey.
O CEO do Varejo do Carrefour e do Sam’s Club, Jose Rafael Vasquez, afirma que não há plano de fechar as unidades restantes, que permanecerão abertas pelo menos no médio prazo — de três a seis anos. “Temos uma expectativa de que eles fiquem abertos por muito tempo. Os números indicam que ficarão, mas negócio é negócio, podemos rever. Vejo com grande possibilidade que estejam abertos por muito tempo em BH”.
Os pontos onde funcionam as unidades de bairros do Carrefour pertencem ao grupo DMA, do Epa, e foram alugadas para o Supernosso após o fechamento das unidades da marca francesa. A parceria foi interrompida, contudo, e 15 lojas do Supernosso serão fechadas no dia 8 de junho. O DMA ainda não esclareceu se elas serão convertidas em Epa.
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