O adesivo colado ao vidro anuncia que o cliente que entrar ali poderá levar quatro peças na compra de três. A estratégia visa fisgar quem bate perna em busca de presentes para o Dia dos Namorados, uma das três datas comerciais mais importantes do país, junto do Natal e do Dia das Mães. A expectativa é positiva: a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) espera R$ 2,17 bilhões em vendas durante o mês. O valor é 1,87% maior em comparação a junho de 2023, quando o montante foi de R$ 2,13 bilhões.
A pesquisa, realizada entre os dias 6 e 20 de maio com 150 lojistas da capital, revelou que 62% acreditam que a liquidação pode contribuir com as vendas. Roberto Favero, proprietário da RF Store do Barro Preto, região Noroeste de BH, afirma que promoções beneficiam lojistas e compradores.
“Pensamos nos clientes que estão procurando um presente, mas também naqueles que querem adquirir peças e esperam por melhores condições. Nossa expectativa é faturar 10% a mais em comparação ao mesmo período do ano passado.”
Ana Paula Bastos, economista da CDL, alerta que a estratégia deve ser usada com cautela. “Ofertas e promoções devem ser feitas, desde que não tragam prejuízos ao negócio e sempre priorizando produtos parados em estoque. Montar kits também facilita a venda”, diz.
Para ela, os empresários também podem usar outros artifícios para lucrar mais. “É importante investir em ações como ambientação das lojas, divulgação dos produtos e confecção de itens personalizados.”
Mimos para quem for jantar
Para se destacar do mar de restaurantes que oferecem jantares especiais, o Belô Café decidiu adotar a estratégia de prolongar a experiência do cliente. Casa especializada em brunchs, o casal que jantar por lá também ganhará um kit para levar para casa e tomar café da manhã no dia seguinte. A caixa inclui pães, geleia, broa e patê.
“Também vamos dar um voucher de R$ 40 de desconto para uma experiência em um SPA. Absorvemos esse custo para apostar na estratégia de fidelização. Precisamos ser criativos, o comum todo mundo entrega”, analisa a gerente Mayara Perdigão.
De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizada em maio, cerca de 71% dos estabelecimentos esperam faturar mais no Dia dos Namorados neste ano em comparação a 2023.
Apesar de ter aberto as portas em julho do ano passado, e não ter outras experiências com a data, a expectativa no restaurante japonês WA Savassi é a melhor possível. De acordo com o sócio Caio Pimenta, espera-se faturar o dobro do habitual entre os dias 8 e 16 deste mês, quando vão ocorrer as ações.
“Muitos casais ficam desanimados de sair para jantar no dia 12, por conta da grande procura, então decidimos estender a programação. Vamos oferecer o rodízio de sempre, mas oferecendo mimos como garrafa de vinho grátis, voucher de desconto e sorteio de massagem. Agregamos valor e proporcionamos economia ao cliente”, afirma.
Hotéis vão além da hospedagem
Locais propícios para quem busca uma comemoração mais íntima, os hotéis também têm disponibilizado regalias para atrair os clientes apaixonados. No Ouro Minas, o pacote inclui jantar romântico, apresentação da banda Relicário em alguns dias e diversas regalias, como jacuzzi, piscina aquecida e massagens. Estacionamento gratuito e uma montagem especial no apartamento, com flores e chocolates, completam o combo.
“A nossa ocupação foi de 80% em 2023 e a expectativa para este ano é de 90%. O hotel é muito conhecido pelos moradores de BH e região metropolitana como um destino romântico. Nossa intenção é manter essa característica”, afirma Marcela Saar, gerente comercial e de marketing do Ouro Minas.
Para Flávia Badaró, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MG), os hotéis acertam quando vão além da hospedagem e investem em atrativos para atrair mais clientes. “Embora o Dia dos Namorados caia em um dia de semana neste ano, a projeção da entidade se mantém positiva, pois muitos estabelecimentos têm se preparado com pacotes especiais e experiências gastronômicas para atrair os namorados”, diz.
O Intercity BH Expo, o maior da Rede Intercity no Brasil, também promoverá um jantar romântico com menu exclusivo desenvolvido por um chef, com espumante nacional, sobremesas, música ao vivo e pacotes com hospedagem. “Nossa grande aposta é combinar a nossa excelência gastronômica com a sofisticação das nossas suítes”, garante o gerente geral Acácio Pinto.
De olho nos solteiros
Não são apenas os casais que estão no foco dos empresários. A Mercearia do Juramento 202 vai promover o “Choro dos Solteiros” com roda de choro ao vivo, cerveja artesanal e comidas de mão. Além disso, o estabelecimento fechou uma parceria com a marca Pantynova, de produtos sexuais, e vai distribuir sachês de lubrificantes e vouchers de descontos para compra nos produtos da marca.
De acordo com Henrique Gilberto, chef das casas do Grupo Vielas, os vouchers de desconto também serão válidos para os casais que optarem pelos menus especiais de Dia dos Namorados nas outras casas do grupo - Casinha do Jura, Cozinha Tupis e Forno da Saudade. O “pulo do gato” aqui foi pensar estratégias que atraíssem público de acordo com o perfil de cada estabelecimento.
"Nas casas que temos um atendimento de mesas, escolhemos fazer um menu que fosse uma experiência especial e única para os casais. Na Mercearia do Juramento 202, o ambiente é mais convidativo para uma experiência em pé, mais dinâmica. Pensamos em uma ação para os dois públicos.”