A Prefeitura de Betim acionou nesta segunda-feira (24) 2.237 painéis de energia fotovoltaica provenientes da luz solar. Os equipamentos vão alimentar o Centro Administrativo Papa João Paulo II e outros dez prédios públicos em outras regiões da cidade. A transição irá gerar uma economia mensal de R$ 130 mil aos cofres municipais.

As intervenções tiveram início em 2021 e foram coordenadas pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos). De acordo com a prefeitura, a instalação dos painéis foi realizada com recursos próprios, gerados a partir da economia após a substituição das lâmpadas incandescentes por luminárias de LED, feita pelo município em 99% do território de Betim.

O prefeito Vittorio Medioli explica os efeitos da economia gerada pelas placas. “Essa usina fotovoltaica foi resultado de um investimento de cerca de R$ 4 milhões. Esse sistema de placas fotovoltaicas é o maior já instalado por uma prefeitura. A economia de R$ 130 mil por mês será durante os próximos 20 anos, visto que a energia fotovoltaica é uma energia renovável de baixo custo. Então teremos uma economia de R$ 1.600.000 por ano, e atenderá todo o consumo da administração pública”, destacou Medioli.

As placas foram alocadas sobre o telhado da prefeitura, cobrindo uma área de 5.500 metros quadrados, sendo o suficiente para atender toda a demanda mensal do Centro Administrativo. Atualmente, o consumo do prédio gira em torno de 70.000 kWh por mês, o que gera um custo de cerca de R$ 70 mil em contas de energia. A usina produzirá ainda um excedente de cerca de 60.000 kWh/mês, o equivalente ao consumo de 530 residências de baixa renda, conforme estatísticas da Cemig. 

A energia excedente será injetada na rede elétrica da Cemig e convertida em créditos referentes ao consumo de energia em outras dez edificações da gestão municipal localizadas em outras regiões.

Os equipamentos da usina foram acomodados em dois abrigos em alvenaria construídos no Centro Administrativo. Além disso, foram feitas modificações na subestação do prédio e também na subestação da própria Cemig para possibilitar a conexão entre os sistemas elétricos e a operação correta dos mesmos.

Outras inaugurações

O Centro Administrativo também inaugurou nesta segunda-feira (24) o novo espaço da Superintendência de Transportes e da Divisão de Patrimônio e Materiais. O espaço substitui o antigo local dentro da prefeitura que teve a estrutura afetada pelas fortes chuvas que atingiram o município em dezembro de 2023. A estrutura possui 450 metros quadrados.

“O espaço receberá importantes setores administrativos da Superintendência de Transportes, que ocupavam um galpão da prefeitura e foram realocados em outras divisões durante o período de construção. Agora, o novo local oferece mais comodidade e segurança aos servidores para execução das tarefas administrativas pertinentes aos setores”, explica a secretária adjunta de Administração, Marinésia Dias da Costa Makatsuru.

No local funcionará parte do administrativo da Divisão de Materiais e Patrimônio, da Superintendência de Transportes, que terá três salas, sendo uma para recepção/administrativo, uma para a equipe responsável pelo controle de contratos e outra para a coordenação.

E também irá acomodar a Divisão de Transporte da Saúde, com cinco salas, sendo uma destinada para o controle de frota, duas para a coordenação, um espaço para descanso dos motoristas e um almoxarife. 

A Divisão de Materiais e Patrimônio ocupará uma área dividida por divisória entre setor administrativo e outra dedicada ao armazenamento de itens como materiais de escritório e limpeza utilizados por diversas pastas e órgãos da administração municipal.  

As novas repartições foram equipadas com ar condicionado, acabamento em gesso e piso de porcelanato. O local possui ainda uma copa, um banheiro masculino e feminino para utilização dos colaboradores.