Mesmo não tendo emprego ou renda, o público infantil tem movimentado o mercado da beleza e bem-estar em Belo Horizonte. Além dos serviços tradicionais, como corte de cabelo, os salões de beleza e SPAs da capital mineira têm faturado alto ao promover festas de aniversário temáticas, que incluem maquiagem, massagem e até desfiles. Assim, algumas empresas chegam a faturar mais de R$ 1 milhão por ano ao explorar esse filão.
Os altos números fazem sentido, uma vez que tem crescido o interesse dos mais jovens pelo universo da estética. De acordo com pesquisa divulgada pela Kantar Brasil, consultoria especializada em dados e insight, a geração alfa - nascidos a partir de 2010 - tem consumido mais cosméticos e se preocupado mais com aspectos da própria aparência.
Após visitar a Disney e ver a filha se encantar com o salão de beleza das princesas, a empresária Vanessa Colini teve um insight e decidiu fundar no Belvedere, em 2015, o Petit Salon Magic - onde as crianças cortam seus cabelos fantasiadas com as roupas de seus personagens favoritos.
Como forma de aproveitar o espaço existente e a expertise dos funcionários, a empresária decidiu oferecer também um segundo serviço para o mesmo público: as comemorações de aniversário. De acordo com Vanessa, são realizadas, em média, 25 festas de aniversário por mês, com direito a serviços como penteado, manicure e maquiagem. Um pacote básico, para 10 crianças e seis adultos, no fim de semana, custa em torno de R$ 3 mil.
“Além da parte lúdica, o custo benefício para a família é maior, uma vez que a festa é voltada para as crianças e só vão os adultos que fazem parte do círculo familiar do aniversariante. Em um modelo de festinha convencional, o número de convidados mais velhos seria bem maior e o custo com o buffet também aumentaria”.
De acordo com o Sebrae-MG, não existem números específicos para salões de beleza que atendam crianças e adolescentes. Porém, há informações de que somente em BH existam 17.920 empresas ativas neste segmento.
A diretora de operações Cristina Ichiki é cliente do espaço há quase uma década. Foi lá que a filha Ana, de 9 anos, cortou o cabelo pela primeira vez quando ainda era bebê. Desde então, ela e a irmã Alice, de 6 anos, frequentam o espaço para cuidar da beleza. “É uma experiência lúdica, uma atenção especial com os clientes. As meninas adoram”, afirma a mãe.
Ela conta que já comemorou o aniversário da mais velha no espaço e, em agosto, fará também a festa da caçula. “Elas já foram em várias festas de coleguinhas. Fiz alguns orçamentos e, de fato, sai mais em conta fazer em um espaço mais voltado para as crianças. Ao convidar menos pessoas, também vou gastar menos”, avalia.
A proprietária do espaço garante que “praticamente não faz marketing” e as crianças que participam como convidadas nos aniversários acabam pedindo aos pais para celebrarem suas próprias festinhas em seu salão. A julgar pelos números do negócios e planos para o futuro, a propaganda boca a boca dos pequeninos tem dado resultado.
“Fechamos em 2023 com faturamento de R$ 1,2 milhão e, só neste primeiro trimestre, já crescemos 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Também pretendo abrir uma segunda unidade ainda em 2024 e lançar minha rede de franquias.”
Na avaliação de Patrícia Delgado, analista de negócios do Sebrae Minas, “é uma estratégia inteligentíssima segmentar seu mercado e oferecer uma gama de serviços dentro de um mesmo espaço.”
Localizado do outro lado da cidade, na região da Pampulha, o Villa Spa Zen tem visto crescer a busca por serviços voltados para crianças e adolescentes. Voltado para o público adulto, que busca serviços de massagem e o famoso Dia da Noiva, o espaço também soube abocanhar o público infantil oferecendo as comemorações de aniversário.
Por lá, o pacote de aniversário inclui massagem, manicure, máscara facial, escova e maquiagem - além dos comes e bebes. As clientes mirins costumam ter entre 6 e 11 anos e o valor varia entre R$ 300 e R$ 350 por pessoa. O maior aniversário até hoje reuniu 18 garotas.
De acordo com o sócio diretor William Gualco, em 2022 eram realizados cerca de quatro eventos por ano e, neste ano, a média tem sido de um aniversário por mês. “As mães relatam que as próprias crianças pedem para fazer algum serviço de SPA. Assim, a data de aniversário é um pretexto legal para atender a esse pedido e ainda sair do lugar comum, que seria comemorar em casa ou no salão de festas.”
Agora, ao contrário de Vanessa, o empresário pretende investir em marketing para tentar atrair ainda mais clientes. Para ele, apesar de não ser algo intencional, as festinhas podem sim ajudar a cativar um público de clientes que continuarão a frequentar o espaço pelos próximos anos. “Não usamos nenhuma estratégia específica de fidelização. Mas, é claro que uma menina que se interessa por esse universo é uma potencial cliente para contratar um Dia da Noiva no futuro”, afirma.