Dono do bordão “e aí, BH, cês tão bão?”, o influenciador Jorge Valença, de 35 anos, lançou nesta semana um guia apresentando as avaliações de 30 lanchonetes e restaurantes visitados por ele em Belo Horizonte. Em forma de ebook, o material foi produzido por seis meses e a partir das experiências de Jorge avaliando salgados, rodízios e refeições nos estabelecimentos da capital. 

O guia digital vai custar R$ 19,90 e a aquisição pode ser feita, a partir deste sábado (20), por meio do número de whatsapp que estará disponível no perfil @jorgevalenca.jpg no Instagram. A meta é vender dois mil exemplares. “Um amigo sugeriu fazer o ebook e acabei vendo que é uma forma que tenho para monetizar de alguma forma, porque eu não recebo dos restaurantes e lanchonetes para manter um veredito isento”, disse Jorge. 

O influenciador destacou que todas as avaliações, sejam positivas ou negativas, citam o nome dos estabelecimentos. “A gente quer vender uma boa quantidade para fazer o livro físico. Não vai ser só o ebook, quero muito fazer o livro físico”, comentou. Jorge explicou que no guia há locais visitados e avaliados por mais de uma vez por ele e a esposa Jaine Oyakawa. 

Neste caso, o influenciador fez uma espécie de média com tudo que comeu no local. “Fui descrevendo item por item e falei se vale a pena a pessoa ir ou não ir”, acrescentou Valença. 

Da demissão ao ebook 

Demitido em novembro de 2023 após gravar um vídeo com o crachá da empresa que trabalhava, Jorge já soma 64,3 mil seguidores nos perfis do Instagram e Tiktok. Para ele, o crescimento nas redes, seguido pelo lançamento do ebook, é uma surpresa.

“Às vezes ainda não consigo acreditar que esse tanto de gente me segue. Foi tudo muito rápido e eu meio que não esperava mesmo. Fiz os primeiros vídeos despretensiosamente e só fui acreditar que daria certo quando fui forçado a fazer os vídeos. Afinal, ou eu voltava a trabalhar ou tentava me dedicar aos vídeos para ver se dava certo”, contou. 

Confiante na fidelidade dos seguidores, Jorge vê o guia como uma forma de retribuir o carinho recebido por quem o acompanha nas redes sociais. Alguns usuários que seguem os perfis do influenciador, inclusive, enviam valores via pix e sugestões de locais para que ele possa visitar e avaliar. “Se eles já me ajudam sem ganhar nada, quando eu falo que estou sem grana, imaginam ganhando algo?”, finalizou o influenciador.