A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram na terça-feira (23/7) a Operação Ética no Tanque, com o objetivo de desmantelar esquema de corrupção e adulteração de combustíveis existente dentro da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), órgão ferderal que regulamento o setor de petróleo e gás, seus derivados e a cadeia produtiva.
Segundo as autoridades, trata-se de desmembramento da Operação Boyle, deflagrada no dia 8/2/2024, que identificou três organizações criminosas distintas, especializadas em adulteração de combustível, por inúmeros meios, inclusive pelo uso do metanol, substância altamente inflamável e tóxica, cujo o uso como combustível é vedado pela legislação brasileira.
Na terça, foram expedidos três mandados de busca e apreensão pela 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo, que foram sendo cumpridos nos municípios de São Paulo e Aracaju/SE. Foi determinado o afastamento do exercício de suas funções públicas a dois empregados terceirizados, que prestam serviços para a ANP em São Paulo/SP. As autoridades não deram mais informações.